Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Imagem Blog

Em Cartaz

Por Raquel Carneiro Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Do cinema ao streaming, um blog com estreias, notícias e dicas de filmes que valem o ingresso – e alertas sobre os que não valem nem uma pipoca

Esquenta ‘Indiana Jones 5’: os erros e acertos dos quatro filmes da saga

Arqueólogo vivido por Harrison Ford já passou por poucas e boas em aventuras ao redor do mundo; relembre os longas que precedem a nova trama da saga

Por Raquel Carneiro Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 15 Maio 2024, 23h38 - Publicado em 24 jun 2023, 08h00

Professor, arqueólogo e aventureiro, o personagem Indiana Jones é parte incontornável da história do cinema. Após quatro filmes – sendo uma trilogia nos anos 80 e um quarto longa de 2008 –, o herói vivido por Harrison Ford estrela uma quinta aventura em Indiana Jones e a Relíquia do Destino, que estreia na quinta-feira, 29 de junho, nos cinemas. Confira a seguir um esquenta para relembrar os quatro filmes anteriores – todos estão disponíveis nas plataformas de streaming Telecine e Disney+.

Os Caçadores da Arca Perdida (1981)

Harrison Ford em 'Os Caçadores da Arca Perdida', de 1981 -
Harrison Ford em ‘Os Caçadores da Arca Perdida’, de 1981 – (//Divulgação)

Na trama, Indiana é incumbido de encontrar um misterioso artefato bíblico: a Arca da Aliança. O objeto em forma de baú teria carregado as tábuas dos Dez Mandamentos e seria extremamente poderoso, dando ao seu usuário um exército imbatível — e também perigoso, tocar nele pode levar desavisados a uma morte imediata. Indiana, então, deve encontrá-lo antes dos nazistas. O longa é ambientado na década de 30 e se passa especialmente no Egito e no Oriente Médio, dando o tom dos cenários peculiares e tumbas históricas a serem arrombadas pelo protagonista ao longo dos demais filmes. Apesar de ter mais de 40 anos, a produção ainda diverte e entretém, com boas cenas de perseguição e suspense, mas contanto que o espectador releve os efeitos especiais envelhecidos. 

Indiana Jones e o Templo da Perdição (1984)

Harrison Ford e Ke Huy Quan em 'Indiana Jones e o Templo da Perdição'
Harrison Ford e Ke Huy Quan em ‘Indiana Jones e o Templo da Perdição’ (//Divulgação)

Com a adorável companhia de Ke Huy Quan na infância, interpretando o garoto Short, Indiana cai (literalmente) em um vilarejo indiano onde se oferece para ajudar a recuperar uma pedra sagrada que foi roubada, juntamente a muitas crianças do local. Se a dinâmica entre o aventureiro e Short dá graça ao filme, o mesmo não se pode dizer do filme como um todo. O clima de aventura e tensão é ótimo, mas as sequências de ação são mais longas que o necessário,enquanto o mote do “salvador branco”, no qual um americano salva pessoas de outras etnias, ficou datado. Mesmo assim, é difícil tirar os olhos da tela, mesmo nas cenas mais asquerosas envolvendo animais peçonhentos e cadáveres empoeirados.  

Continua após a publicidade

 Indiana Jones e a Última Cruzada (1989)

Harrison Ford e Sean Connery em 'Indiana Jones e a Última Cruzada' -
Harrison Ford e Sean Connery em ‘Indiana Jones e a Última Cruzada’ – (//Divulgação)

O filme que encerra a trilogia inicial evita os países ditos “exóticos” e passa boa parte da aventura na Europa, onde os nazistas (eles de novo) tentam encontrar o Cálice Sagrado cristão. Diz a lenda que o artefato pode dar a vida eterna a quem usá-lo. Um dos destaques da trama é Sean Connery, que interpreta um acadêmico e pai de Indiana Jones, o que faz do filme uma divertida sessão de terapia familiar. 

Continua após a publicidade

Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal (2008)

Cena do filme 'Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal' -
Cena do filme ‘Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal’ – (//Divulgação)

Quarto filme da franquia – e que indicava uma passagem de bastão de Indiana Jones para um herdeiro mais jovem –, o filme não vingou como esperado e é apontado como o pior dles. Porém, o “hate” é um tanto exagerado. A produção tem lá seu charme ao mostrar um lado mais maduro do personagem, que se reencontra com a mocinha do longa de 1981, Marion (Karen Allen), e descobre ter um filho (vivido por Shia LaBeouf, hoje um ator escanteado por Hollywood). Ambientado nos anos 50, a produção mergulha na paranoia da Guerra Fria e acelera nas cenas de ação, uma delas, aliás, no Brasil. 

Publicidade

Imagem do bloco

4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

Vejinhas Conteúdo para assinantes

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.