Nesta quarta-feira, 23 de outubro, foi divulgado o primeiro trailer de Vitória, próximo filme de Fernanda Montenegro, 95, após Ainda Estou Aqui. Com direção de Andrucha Waddington — que assumiu o projeto após a morte do diretor Breno Silveira (1964-2022), que não resistiu a um infarto fulminante durante a produção –, o longa chega aos cinemas em 13 de março de 2025 e relata a história real de uma senhora carioca de 80 anos que, armada de uma câmera pessoal, conseguiu denunciar à polícia a rotina de tráfico que comandava a favela Ladeira dos Tabajaras, em Copacabana.
Nos trechos que compõem o vídeo, a protagonista, Dona Nina, tem o cotidiano pacato perturbado quando um tiro passa por sua janela e atinge a parede de seu quarto. Próxima de uma das crianças que habitam a comunidade ao lado, ela logo se alarma não apenas pela própria segurança, mas pela da região. Mobilizando vizinhos como Bibiana (Linn da Quebrada), ela vai ao encontro da polícia, alertando: “Está havendo tiroteio sem parar, está havendo drogas sem parar. É um desespero”. Tudo muda quando ela passa por uma loja de eletrônicos e compra a notória câmera. Após entregar a primeira filmagem para a polícia, ela passa a chamar atenção de jornalistas e criminosos e tem que avaliar se é capaz de mudar de vida para sobreviver. Prometendo sua segurança, um repórter policial diz: “A senhora vai ter uma nova casa e um novo nome. Um nome muito bonito e justo para a senhora seria Vitória”.
O caso que deu origem ao filme foi reportado por Fábio Gusmão ao jornal Extra em agosto de 2005. Na vida real, a vigilante foi a aposentada Joana da Paz, que teve a identidade mantida em sigilo por 17 anos, até sua morte em 2023.
Acompanhe notícias e dicas culturais nos blogs a seguir:
- Tela Plana para novidades da TV e do streaming
- O Som e a Fúria sobre artistas e lançamentos musicais
- Em Cartaz traz dicas de filmes no cinema e no streaming
- Livros para notícias sobre literatura e mercado editorial