Fernanda Torres se desculpa por ‘blackface’ em quadro antigo do Fantástico
Vídeo da atriz ressurgiu na internet e repercutiu em importante site americano de cinema

Indicada ao Oscar de melhor atriz, Fernanda Torres se vê agora na mira dos que reviram o passado em busca de controvérsias. A mais recente é o ressurgimento nas redes de um antigo vídeo da brasileira em um esquete de humor do Fantástico, no qual ela fez blackface, ou seja, usou maquiagem para interpretar uma personagem negra. Ela pediu desculpas em um longo depoimento publicado pelo site Deadline, veículo respeitado no meio cinematográfico mundial.
“Há quase vinte anos, eu apareci fazendo blackface em um esquete de um programa de TV brasileiro. Eu sinto muito por isso. Estou fazendo esse comunicado, pois creio ser importante tocar nesse assunto e evitar mais dor ou confusão”, diz a atriz no texto. “Na época, apesar dos esforços dos movimentos negros, a consciência sobre a história do racismo e o simbolismo do blackface ainda não eram tão conhecidos. Graças a um melhor entendimento cultural e feitos importantes, mas ainda insuficientes, de avanço nesse século, é claro que, hoje, em nosso país e em todo o mundo sabemos que o blackface é inaceitável. Essa é uma conversa importante que precisamos continuar tendo para prevenir a normalização de práticas racistas. Enquanto uma artista e cidadã global, e de coração aberto, me mantenho atenta e comprometida com a busca por mudanças vitais para que possamos viver em um mundo livre de desigualdades e racismo.”
A esquete em questão era Sexo Oposto, exibida em 2008, na qual Fernanda Torres e Evandro Mesquita interpretam vários personagens com histórias distintas falando sobre diferenças entre homens e mulheres. Nesse episódio infame, Fernanda interpreta uma empregada doméstica negra que questiona quem é mais importante na família, a mãe ou o pai?