Festival do Rio 2025: sete filmes imperdíveis para ver no evento
Mostra de cinema acontece entre os dias 2 e 12 de outubro e vai exibir clássicos restaurados, lançamentos nacionais e internacionais

O Rio de Janeiro vai sediar a partir desta quinta-feira, 2, a 27ª edição do Festival de Cinema do Rio. O evento traz para a capital fluminense diversos filmes em sessões especiais espalhadas por 22 salas de cinema do circuito comercial, e programações gratuitas em centros culturais como o CCJF e o Museu do Amanhã. Para além dos filmes nacionais em competição, a programação tem desde clássicos restaurados até prévias de longas internacionais que devem fazer barulho no Oscar. Confira a seguir sete dicas de filmes para ver no evento:
Morra, Amor!
Filme com Jennifer Lawrence e Robert Pattinson mostra um casal jovem lidando com as dificuldades do começo de uma família.
A Voz de Hind Rajab
Aclamado no Festival de Veneza, filme ficcionaliza um evento real de um grupo que tenta salvar uma criança de 6 anos em zona de guerra em Gaza.
Balada de um Jogador
Novo filme do diretor Edward Berger, de Nada de Novo no Front (2022) e Conclave (2024), traz Colin Farrell na pele de um jogador endividado.
Francis Ford Coppola – O Apocalipse de um Cineasta
Além de exibir o clássico Apocalypse Now restaurado, o Festival do Rio também terá sessões do documentário de 1991 que mostra o caos dos bastidores do longa dirigido por Francis Ford Coppola.
Valor Sentimental
Novo filme do diretor norueguês Joachim Trier, de A Pior Pessoa do Mundo (2021), e grande concorrente de O Agente Secreto no Oscar no ano que vem.
Franz Antes de Kafka
Filme de Agnieszka Holland segue a vida do escritor Franz Kafka, da infância em Praga até a morte na Áustria, após a Primeira Guerra Mundial.
Se Eu Tivesse Pernas, Te Chutaria
Premiada com o Urso de Prata de melhor atriz no Festival de Berlim, Rose Byrne intepreta uma mãe diante de uma série de dificuldades familiares e pessoais.