O Festival do Rio anunciou nesta terça-feira, 3, a agenda completa das produções que estarão na Première Brasil, mostra dedicada a filmes brasileiros que concorrem ao Troféu Redentor, além dos hour-concours, filmes exibidos fora da competição. Em sua 26ª edição, o evento acontece entre os dias 3 e 13 de outubro na capital fluminense, com sede no centro cultural Armazém da Utopia.
Entre os destaques da programação, que reúne 51 filmes de longa e curta metragem, está Apocalipse nos Trópicos — novo documentário da diretora mineira Petra Costa, indicada ao Oscar em 2019 por Democracia em Vertigem. A produção, que estreou há menos de uma semana no Festival de Cinema de Veneza, investiga o controle que líderes religiosos exercem sobre a política brasileira. Há também Virgínia e Adelaide, de Jorge Furtado e Yasmin Thayná, longa que mescla elementos da ficção e realidade para contar a história das mulheres que introduziram a psicanálise no Brasil. Baby, de Marcelo Caetano, que deu a Ricardo Teodoro o prêmio de melhor ator revelação na Semana da Crítica no Festival de Cannes, é outro destaque da seleção.
Quais são os filmes selecionados pelo Festival do Rio 2024
Competição Longas de Ficção
Baby, de Marcelo Caetano
Betânia, de Marcelo Botta
Enterre seus mortos, de Marco Dutra
Kasa Branca, de Luciano Vidigal
Lispectorante, de Renata Pinheiro
Malu, de Pedro Freire
Manas, de Marianna Brennand
Os Enforcados, de Fernando Coimbra
O Silêncio das Ostras, de Marcos Pimentel
Retrato de um certo oriente, de Marcelo Gomes
Serra das Almas, de Lírio Ferreira
Competição Longas Documentários
3 Obás de Xangô, de Sergio Machado
Alma negra, do quilombo ao baile, de Flavio Frederico
Apocalipse nos trópicos, de Petra Costa
A queda do céu, de Eryk Rocha e Gabriela Carneiro da Cunha
Mambembe, de Fabio Meira
Quando vira a esquina, de Chris Alcazar
Salão de Baile, de Juru e Vitã
Competição Novos Rumos Longas
Ainda não é amanhã, de Milena Times
A procura de Martina, de Márcia Faria
Avenida Beira-Mar, de Maju de Paiva e Bernardo Florim
Centro Ilusão, de Pedro Diógenes
Continente, de Davi Pretto
Incondicional: o mito da maternidade, de Patrícia Fróes
O deserto de Akin, de Bernard Lessa
Paradeiros, de Rita Piffer
Hors Concours
A Vilã das Nove, de Teodoro Poppovic
Câncer com ascendente em virgem, de Rosane Svartman
Filhos do Mangue, de Eliane Caffé
Kopenawa, de Marco Altberg
Malês, de Antônio Pitanga
Os Afro-Sambas, o Brasil de Baden e Vinícius, de Emílio Domingos
Precisamos falar, de Pedro Waddington e Rebeca Diniz
Virgínia e Adelaide, de Jorge Furtado e Yasmin Thayná
Mostra Retratos
Armando Costa: “Televisão pra mim não é bico”, de Victor Vasconcellos
Brizola, anotações para uma história, de Silvio Tendler
Carta a un viejo master, de Paz Encina
Janis, amores de carnaval, de Ana Isabel Cunha
Moacyr Luz, o embaixador dessa cidade, de Tarsilla Alves
Noel Rosa, um espírito circulante, de Joana Nin
O nascimento de H. Teixeira, de Roberta Canuto
O Estado das Coisas
Alarme silencioso, de Ricardo Favilla
Eu sou neta dos antigos, de Adriana Miranda
Flavors and Borders, de Claudia Calabi e Fernando Grostein
Insubmissas, de Carol Benjamin, Tais Amordivino, Julia Katharine, Luh Maza e Ana do Carmo
Pele de Vidro, de Denise Zmekhol
No céu da pátria nesse instante, de Sandra Kogut
Midnight Movies
Abraço de mãe, de Cristian Ponce
A Herança, de João Cândido Zacharias
Coproduções com o Brasil
Dormir de olhos abertos, de Nele Wohlatz (Brasil/Alemanha/Taiwan/Argentina)
Transamazonia, de Pia Marais (França/Alemanha/Suiça/Taiwan/Brasil)
Acompanhe notícias e dicas culturais nos blogs a seguir:
- Tela Plana para novidades da TV e do streaming
- O Som e a Fúria sobre artistas e lançamentos musicais
- Em Cartaz traz dicas de filmes no cinema e no streaming
- Livros para notícias sobre literatura e mercado editorial