Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Imagem Blog

Em Cartaz

Por Raquel Carneiro Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Do cinema ao streaming, um blog com estreias, notícias e dicas de filmes que valem o ingresso – e alertas sobre os que não valem nem uma pipoca

Halloween: Três filmes de bruxa ecléticos para assistir no streaming

Sucesso de 'Agatha Desde Sempre' revitaliza as bruxas na cultura pop e estimula interesse pelo arquétipo sobrenatural, um dos mais presentes no horror

Por Thiago Gelli Atualizado em 31 out 2024, 12h13 - Publicado em 31 out 2024, 12h10

O Dia das Bruxas de 2024 está honrando seu nome mais do que o normal graças ao sucesso das ditas magas na série Agatha Desde Sempre, do Universo Marvel. Repleto de referências aos arquétipos que já definiram e definem as feiticeiras, de O Mágico de Oz até Os Simpsons, o seriado, porém, se encerrou na véspera da efeméride, deixando fãs com vontade de mais. Por isso, a ocasião é ideal para revisitar ou descobrir outras representações da espécie sobrenatural no cinema. Confira três exemplos diferentes entre si para assistir em casa:

Suspiria (1977)
Onde: Oldflix

Um dos maiores clássicos do horror italiano é também uma das representações mais marcantes da bruxaria no cinema. Em uma escola de dança alemã, a jovem americana Suzy (Jessica Harper) inicia seus estudos ao mesmo tempo em que colegas estão desaparecendo sob condições suspeitas. Ao passo que desvela o mistério, a jovem percebe que as coreógrafas da instituição não são apenas uma trupe artística, mas um conventículo de bruxas gananciosas e implacáveis, que manipulam forças sobrenaturais para cometerem assassinatos violentos. Banhado em cores e sangue vibrante, o filme é referencial de seu tempo e ganhou remake em 2018 nas mãos de Luca Guadagnino, que levou a história para o meio da Guerra Fria. Sua versão, mais soturna, está disponível no Prime Video.

As Bruxas de Eastwick (1987)
Onde: Max

Continua após a publicidade

Com Cher, Susan Sarandon e Michelle Pfeiffer no trio protagonista, esta comédia de George Miller está mais alinhada ao tom jocoso de Agatha Desde Sempre e é diversão garantida. Nela, três mulheres divorciadas se sentem reprimidas pelos costumes provincianos de sua cidadezinha na Nova Inglaterra, até a chegada do mago Daryl Van Horne (Jack Nicholson), que as seduz. O cafajeste mágico, porém, também influencia as amigas a desenvolverem os próprios poderes, que usam para combater o cotidiano pacato e o pânico moral de seus vizinhos.

Não Sou uma Bruxa (2019)
Onde: Mubi

Continua após a publicidade

Fincada na realidade, esta coprodução entre Zâmbia e Reino Unido expõe uma realidade contemporânea desconhecida a muitos: os “acampamentos de bruxas” espalhados pelo país africano. Lá, em certas comunidades, a culpa de acidentes banais e desastres naturais recai sobre meninas e mulheres que os presenciam, que são então enviadas para os campos. Na trama, é isso que ocorre com a garota Shula, de 8 anos, condenada após a queda de um vazo. No exílio, ela passa por manipulação de seus captores, é convencida de que pode ser amaldiçoada se fugir e ainda é forçada a casar com um governante que a explora para benefício da própria imagem. Satírico e comovente, o filme é bom lembrete de que as conotações sexistas por trás do conceito de bruxas não estão tão distantes assim da atualidade.

Acompanhe notícias e dicas culturais nos blogs a seguir:

  • Tela Plana para novidades da TV e do streaming
  • O Som e a Fúria sobre artistas e lançamentos musicais
  • Em Cartaz traz dicas de filmes no cinema e no streaming
  • Livros para notícias sobre literatura e mercado editorial

Explorando os “acampamentos de bruxas” da Zâmbia, a estreia de Rungano Nyoni combina comédia, tragédia e efeitos visuais fascinantes. Um retrato de uma jovem rebelde, Eu Não Sou uma Bruxa é uma crítica severa à opressão das mulheres e corrupção por meio do turismo, imprensa e superstição.

Publicidade

Imagem do bloco

4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

Vejinhas Conteúdo para assinantes

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.