James Bond: Os planos ambiciosos da Amazon para a franquia 007
Herdeiros do produtor Albert 'Cubby' Broccoli chefiaram a saga do espião por décadas, mas enfim cederam à pressão da empresa de Jeff Bezos

Os estúdios Amazon/MGM obtiveram controle criativo total sobre a franquia James Bond, segundo anúncio feito na última terça-feira, 18 de fevereiro. O acordo foi estabelecido com o espólio do produtor Albert ‘Cubby’ Broccoli (1909-1996), que trabalhou na franquia por mais de 30 anos, e detalhes sobre o valor negociado não serão divulgados. Com isso, o estúdio tem carta branca para fazer o que bem quiser com o famigerado 007, e o ânimo do CEO Jeff Bezos indica ambição.
Em sua conta no X, antigo Twitter, o empresário se aproveitou do anúncio para perguntar ao público: “Quem vocês escolheriam como próximo James Bond?” — e recebeu mais de 11,8 milhões de impressões em troca. Em peso, fãs do galã inglês Henry Cavill exigiram sua contratação, inundando a publicação com imagens e vídeos seus. Antes da seleção de Daniel Craig para o papel, o ator chegou a disputá-lo, mas foi considerado jovem demais pelo diretor Martin Campbell, que encabeçou Cassino Royale (2006).
Mais nomes sugeridos por parte dos 6,8 milhões de seguidores de Bezos foram James McAvoy, Tom Hardy, Michael Fassbender, Sam Heughan e Nicholas Hoult, entre outros.
Por hora, não foram anunciados membros da equipe, sinopse ou previsão de estreia do novo longa, que está em limbo desde Sem Tempo Para Morrer (2021). Não se sabe, aliás, se um filme será o próximo passo da franquia. Responsável também pelo streaming Prime Video, a Amazon pode expandir o universo Bond para séries originais, como faz a Disney com as sagas Marvel e Star Wars.
Segundo o analista Erick Handler, em entrevista à Variety, a Amazon pode “criar uma série sobre Moneypenny ou contar a história de origem da agente Q. Será que vão trazer a personagem de Ana de Armas de Sem Tempo Para Morrer de volta para um filme separado? Tudo é possível”.
Antes, a família Broccoli supervisionava a propriedade com rigidez, limitando-na ao lançamento esporádico de superproduções nas salas de cinema. O legado é fonte de esperança para a Amazon, que deseja ter a garantia de sucesso constante nas bilheterias, mas sua expansão excessiva pode ter efeito reverso e diluir seu poder de preencher assentos. Até o momento, os 25 filmes da saga já arrecadaram 7,8 bilhões de dólares pelo mundo.
A negociação entre a família e a empresa, porém, não está finalizada. Para evitar complicações durante o processo de aprovação, o estúdio não deve anunciar novidades tão cedo. Enquanto isso, é possível assistir ao único derivado da franquia que conseguiram produzir antes do acordo — o reality show 007: Estrada para o Milhão (2023).
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