Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Em Cartaz

Por Raquel Carneiro Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Do cinema ao streaming, um blog com estreias, notícias e dicas de filmes que valem o ingresso – e alertas sobre os que não valem nem uma pipoca
Continua após publicidade

‘Barbie’: como a polêmica boneca dominou a cultura pop

No filme que chega aos cinemas, ela até ri de si mesma

Por Gabriela Caputo Atualizado em 4 jun 2024, 10h14 - Publicado em 14 jul 2023, 06h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Convenhamos: rosa-choque não é lá uma cor de muito apelo para a pintura de casas e prédios em nenhum lugar do mundo. Por isso, ninguém entendeu quando a tinta dessa tonalidade produzida por uma companhia americana subitamente desapareceu do mercado por um período de 2022. A escassez teve motivo insólito: o estoque foi inteiramente utilizado para trazer à luz a cidade cenográfica da “Barbielândia”, lar da boneca mais famosa do mundo. É com a utopia de tingir o mundo de rosa que o filme Barbie, no qual Margot Robbie encarna a célebre boneca, prevê dominar os cinemas a partir da quinta-feira 20. E não para por aí: responsável por grande alvoroço nos últimos tempos, a superprodução pode se estabelecer como um dos maiores fenômenos do ano, reforçando o lugar da personagem como ícone da cultura pop — e porta-voz de toda uma estética e estilo de vida que se tornaram inescapáveis, da moda ao design.

    Barbie O Filme – Western Outfit

    Ao longo de sua história, a boneca com mais de 1 bilhão de unidades vendidas colecionou polêmicas, da desaprovação conservadora a um brinquedo “sexualizado” à acusação feminista de que a Barbie promoveria um padrão de beleza impossível. Somente em 2016, a Mattel, sua fabricante, decidiu reinventá-la para se adaptar aos novos tempos, lançando versões com cores de pele e padrões físicos diversos. Após um período na berlinda, ela voltou a ser cool — e o novo filme é a coroação do processo. Independentemente de seu desempenho nas telas, Barbie já triunfou.

    FEBRE - Fãs da personagem: de alvo de críticas a ícone da cultura pop
    FEBRE - Fãs da personagem: de alvo de críticas a ícone da cultura pop (Don Arnold/WireImage/Getty Images)

    A sagacidade com que a Mattel deu essa volta por cima é uma copiosa lição sobre marketing. A empresa estudava a ideia de transformar a boneca em live action desde 2009, mas foi só em 2018 que sentiu confiança em entregar a alguém o projeto: a escolha foi pela australiana Margot — que, além de protagonizar, também é produtora do longa. Ainda assim, a empresa receava expor controvérsias sobre a imagem da boneca loira, e a proposta da atriz foi honesta: se a própria Mattel não topasse abordar as nuances negativas de sua criação, alguém o faria em determinado momento. Uma vez convencida, a Mattel entrou na brincadeira — e aceitou até um antagonista com pinta de executivo da empresa, vivido por Will Ferrell.

    Barbie O Filme – Presidente

    Continua após a publicidade

    Fazer Barbie rir de si mesma não foi a única boa sacada. O longa explora também o lado humano de um brinquedo em busca de autodescoberta, com espaço para pincelar questões de gênero e do empoderamento feminino. A direção foi entregue a Greta Gerwig, que começou a carreira no cinema indie e conquistou indicações ao Oscar com trabalhos como Lady Bird. Greta dividiu a missão de criar um roteiro original com Noah Baumbach, seu marido e parceiro de profissão. Para além da clássica boneca loira vivida por Margot e de seu charmoso par romântico interpretado por Ryan Gosling, há um elenco diverso, em aparência e personalidade, de Barbies e Kens — da versão sereia de madeixas azuis da pop star Dua Lipa à presidente da República negra vivida por Issa Rae. A trilha sonora do filme não fica muito atrás na badalação, apostando em nomes como Billie Eilish, Nicki Minaj e Lizzo.

    FANTASIA - A personagem diante de sua “Barbielândia”: estoque de tinta rosa-choque esgotado para criar cenário do filme
    FANTASIA - A personagem diante de sua “Barbielândia”: estoque de tinta rosa-choque esgotado para criar cenário do filme (Warner Bros. Pictures/.)

    Barbie é apenas o primeiro passo do plano da Mattel para as telas. Empenhada em construir um universo cinematográfico próprio baseado em franquias — aposta que foi altamente lucrativa para a rival Hasbro, com os Transformers —, a empresa já anunciou mais catorze filmes inspirados em seus produtos, incluindo um longa dos carrinhos Hot Wheels liderado por J.J. Abrams, um curioso filme surrealista do dinossauro roxo Barney e a história de um action figure astronauta com Tom Hanks. Combinando apelo nostálgico e a aposta em parcerias com mentes criativas (e prestigiadas) de Hollywood, a Mattel pretende trazer frescor para um entretenimento hoje saturado por filmes de heróis e live actions repetitivos — que seguem rentáveis, mas não escapam à sensação de enfado.

    Barbie O Filme – Ken Dia Perfeito

    Continua após a publicidade

    A euforia com o filme não surgiu à toa: um espertíssimo plano publicitário promoveu Barbie desde a concepção. Além das bonecas da personagem em suas inúmeras variações, há parcerias com outras marcas, do videogame Xbox à plataforma de hospedagem Airbnb. Durante o mês de julho, estará disponível para aluguel uma Casa dos Sonhos da Barbie em tamanho real nos Estados Unidos — a ação inclui o galã Gosling como anfitrião. O frenesi chegou até ao aplicativo de relacionamento Bumble, que vai fazer uma ação lastreada no filme. Na moda, o “Barbiecore” já se estabeleceu como tendência, com looks monocromáticos — em rosa, claro — roubando a cena.

    FACETAS - A influencer Bruna Barbie (à esq.), a casa da boneca no Airbnb (no alto) e as variações dela: diversidade e estilo de vida
    FACETAS - A influencer Bruna Barbie (à esq.), a casa da boneca no Airbnb (no alto) e as variações dela: diversidade e estilo de vida (Fotos Facebook @Bruna Barbie; Joyce Lee/Airbnb; Robyn Beck/AFP)

    Barbie Casa de Bonecas Dos Sonho

    A personagem sustenta hoje — quem diria — um estilo de vida. De forma sintomática, há pelo mundo afora influenciadoras que ganham uma baba ostentando seu jeito de ser. É o caso da curitibana Bruna Carolina Peres, a Bruna Barbie, que acumula mais de 20 milhões de seguidores no TikTok compartilhando uma rotina de fantasia que vai das roupas a seu carro e sua casa, construída como as de brinquedo. “A ideia é ser uma Barbie da vida real”, diz ela. No mundinho cor-de-rosa, tudo é possível.

    Continua após a publicidade

    Publicado em VEJA de 19 de julho de 2023, edição nº 2850

    CLIQUE NAS IMAGENS ABAIXO PARA COMPRAR

    D23 Brasil: Primeiro evento da Disney ameaça, mas não desbanca rival CCXPD23 Brasil: Primeiro evento da Disney ameaça, mas não desbanca rival CCXP
    Barbie O Filme – Western Outfit
    Continua após a publicidade
    D23 Brasil: Primeiro evento da Disney ameaça, mas não desbanca rival CCXPD23 Brasil: Primeiro evento da Disney ameaça, mas não desbanca rival CCXP
    Barbie O Filme – Presidente
    D23 Brasil: Primeiro evento da Disney ameaça, mas não desbanca rival CCXPD23 Brasil: Primeiro evento da Disney ameaça, mas não desbanca rival CCXP
    Barbie O Filme – Ken Dia Perfeito
    Continua após a publicidade
    D23 Brasil: Primeiro evento da Disney ameaça, mas não desbanca rival CCXPD23 Brasil: Primeiro evento da Disney ameaça, mas não desbanca rival CCXP
    Barbie Casa de Bonecas Dos Sonho
    logo-veja-amazon-loja

    *A Editora Abril tem uma parceria com a Amazon, em que recebe uma porcentagem das vendas feitas por meio de seus sites. Isso não altera, de forma alguma, a avaliação realizada pela VEJA sobre os produtos ou serviços em questão, os quais os preços e estoque referem-se ao momento da publicação deste conteúdo.

    Publicidade

    Publicidade
    Imagem do bloco

    4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

    Vejinhas Conteúdo para assinantes

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

    a partir de 39,96/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.