O curioso item do sucesso ‘Titanic’ que foi leiloado a preço salgado
Instrumento musical sobreviveu ao tempo e ao naufrágio

O violino utilizado na cena do afundamento em Titanic, de 1997, foi vendido por 54 000 libras esterlinas (cerca de 411 000 reais) em um leilão que aconteceu no condado de Wiltshire. O instrumento é conhecido especialmente pela cena em que toca a música Nearer, My God, to Thee enquanto o navio afunda. Outros itens relacionados ao Titanic real também foram vendidos nesse mesmo leilão, como uma carta escrita por um dos sobreviventes, um manifesto e um cartão de inspeção do Titanic.
Wallace Hartley, músico que estava no Titanic e se tornou uma de suas 1.500 vítimas, teve seu violino recuperado após o naufrágio. O item logo se tornou uma relíquia e em 2013 foi leiloado por 900 milhões de libras, valor que na época correspondia a 3,1 milhões de reais. O violino fora construído na Alemanha e dado a Wallace por sua noiva, Maria Robinson. A autenticidade da peça foi decretada em março de 2013. No processo de análise, especialistas disseram ter encontrado vestígios de água salgada no instrumento. Após o naufrágio, o violino teria sido entregue a Maria, segundo escritos de seu diário e foi doado em 1939 para o Exército de Salvação, após a morte de Robinson.
O violino que agora foi vendido a 54 mil libras foi tocado por Jonathan Evans-Jones, o ator e músico que interpretou Wallace no filme de 1997. Em 2013, o ator havia vendido o item para um colecionador particular, que posteriormente foi vendido para a casa de leilões Henry Aldridge & Son.
Acompanhe notícias e dicas culturais nos blogs a seguir:
- Tela Plana para novidades da TV e do streaming
- O Som e a Fúria sobre artistas e lançamentos musicais
- Em Cartaz traz dicas de filmes no cinema e no streaming
- Livros para notícias sobre literatura e mercado editorial