Relâmpago: Revista em casa por 8,98/semana
Imagem Blog

Em Cartaz

Por Raquel Carneiro Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Do cinema ao streaming, um blog com estreias, notícias e dicas de filmes que valem o ingresso – e alertas sobre os que não valem nem uma pipoca

O inimigo em comum que fez Disney e Universal se unirem em ação na Justiça

Gigantes do entretenimento alegam que a ferramenta Midjourney é 'fundo do poço do plágio' por recriações de Darth Vader, Elsa e mais personagens

Por Thiago Gelli Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 12 jun 2025, 12h09

Dois dos maiores conglomerados culturais dos Estados Unidos, as empresas Disney e NBCUniversal costumam ser concorrentes, mas agora trabalham juntas por um motivo em comum: enfrentar o Midjourney na Justiça em nome dos direitos autorais que possuem. O caso foi aberto no Tribunal de Distrito dos Estados Unidos em Los Angeles e afirma que a empresa de inteligência artificial utilizou “incontáveis” materiais protegidos por direitos autorais para treinar o software e que, portanto, aqueles que o utilizam podem “descaradamente incorporar e copiar os personagens famosos da Disney e da Universal”. As duas gigantes ainda descrevem a rival como “o fundo do poço do plágio” e “o parasita quintessencial”. Procurado pelo New York Times, o Midjourney não se declarou.

Criada em 2022, a ferramenta foi treinada com dados encontrados na internet sem que os proprietários das fontes fossem recompensados. Por conta disso, múltiplos autores, artistas e gravadoras já processaram o Midjourney ou outras empresas de inteligência artificial. A preocupação com propriedade intelectual também foi uma das bandeiras levantadas pelas greves de atores e roteiristas de Hollywood em 2023.

O processo alega que o Midjourney facilita o plágio de personagens icônicos como Darth Vader, de Star Wars, Elsa, de Frozen e os Minions de Meu Malvado Favorito. Tanto Disney quanto NBCUniversal dizem já ter pedido para que as figuras fossem deletadas da base de dados da ferramenta, sem sucesso. A preocupação cresceu com o fortalecimento de softwares de IA generativa em vídeo, que podem criar curtas e longas-metragens. O processo pede que o Midjourney delete o material privado, devolva a receita gerada com ele e pague indenizações por danos. Além disso, as empresas alertam que a plataforma pode ser sancionada em até 150.000 dólares por obra gerada.

Acompanhe notícias e dicas culturais nos blogs a seguir:

  • Tela Plana para novidades da TV e do streaming
  • O Som e a Fúria sobre artistas e lançamentos musicais
  • Em Cartaz traz dicas de filmes no cinema e no streaming
  • Livros para notícias sobre literatura e mercado editorial
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 9,90/mês*
OFERTA RELÂMPAGO

Revista em Casa + Digital Completo

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada edição sai por menos de R$ 9)
A partir de 35,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Ofertas exclusivas para assinatura Anual.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.