Imediatamente após o anúncio dos indicados ao Oscar de 2024, surgiu a famigerada lista dos nomes esnobados pelo prêmio. Entre eles estavam a da atriz Margot Robbie e da diretora Greta Gerwig, ambas pelo filme Barbie. Parte das críticas estava direcionada ao fato de que, apesar do filme ser todo feito por mulheres, o único indicado foi um homem, Ryan Gosling, que interpretou o personagem Ken.
Para a atriz Whoopi Goldberg, nenhuma das duas profissionais foi esnobada. Segundo ela, durante o programa The View, nem todo mundo consegue ganhar. “Não há esnobados. Isso é algo que você tem que ter em mente: nem todo mundo ganha um prêmio. Os filmes que você ama podem não ser amados pelas pessoas que estão votando no Oscar”, ela disse. Goldberg foi indicada ao prêmio em 1985 por A Cor Púrpura, e ganhou o Oscar em 1990 por sua interpretação em Ghost.
Apesar de Greta e Margot não terem conseguido as indicações nessas categorias, elas concorrem em outras. Greta na categoria de melhor roteiro adaptado, ao lado do marido Noah Baumbach, e Margot como Melhor Filme, já que é uma das produtoras da obra.
A ex-secretária de Estado dos Estados Unidos, Hillary Clinton, no entanto, não gostou do resultado e escreveu uma mensagem no Twitter apoiando Greta e Robbie. “Greta e Margot, ainda que possa ser desagradável dominar a bilheteria, mas não levar o ouro para casa, seus milhões de fãs a amam. Vocês duas são muito mais que sufici-ken-tes”, repetindo um trocadilho feito pelo personagem de Gosling.
Acompanhe notícias e dicas culturais nos blogs a seguir:
Tela Plana para novidades da TV e do streaming
O Som e a Fúria sobre artistas e lançamentos musicais
Em Cartaz traz dicas de filmes no cinema e no streaming
Livros para notícias sobre literatura e mercado editorial