Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Em Cartaz

Por Raquel Carneiro Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Do cinema ao streaming, um blog com estreias, notícias e dicas de filmes que valem o ingresso – e alertas sobre os que não valem nem uma pipoca
Continua após publicidade

Os 10 melhores filmes lançados em 2022 – até agora

De dramas reais a histórias de super-heróis, confira as produções que se destacaram nos cinemas no primeiro semestre do ano

Por Marcelo Canquerino 29 jul 2022, 10h31
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O primeiro semestre do ano foi marcado pela diversidade de filmes que chegaram às salas de cinema. Desde estreias aguardadas do circuito de premiações até blockbusters de super-heróis, muitas produções fizeram jus à espera. Confira a seguir dez filmes selecionados por VEJA que já se consagraram como os melhores lançamentos de 2022 — até agora:

    Batman

    Após sofrer críticas por ser escalado como novo homem-morcego, Robert Pattinson provou ser uma escolha perfeita para viver o herói nas telas. Elevando a potência sombria da história, o filme de Matt Reeves possui sequências memoráveis – e impactantes. Em uma Gothan cada vez mais afundada em criminalidade, Batman assume a posição de vingador, enquanto lida com um pesado fardo familiar — e terá de enfrentar Charada (Paul Dano), vilão que ameaça destruir o pedaço e expõe a corrupção reinante ali. 

    Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo 

    O burburinho que o filme causou quando foi lançado nos Estados Unidos é justificado. A produção apresenta uma das tramas mais criativas envolvendo o multiverso, tema quente nas recentes produções hollywoodianas. Em Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo, Evelyn Wang (Michelle Yeoh) é uma imigrante chinesa envolta em todo tipo de problema, desde a lavanderia que administra à beira da falência até o casamento em ruínas e a péssima relação com seu pai e sua filha. Sua triste vida muda quando, ao enfrentar uma auditora do Fisco, uma fenda no multiverso se abre e Evelyn viaja entre realidades paralelas. 

    O Acontecimento

    Anne (Anamaria Vartolomei) é uma promissora estudante de literatura. Mas a jovem de 23 anos entra em desespero ao descobrir uma gravidez indesejada que pode atrapalhar seu futuro. Sem apoio, ela decide realizar um aborto numa época em que o procedimento era proibido na França — e poderia render punições até para quem a ajudasse. De forma angustiante e gráfica, o filme acompanha a via-crúcis de Anne para interromper a gravidez. Atualíssima, a produção venceu o Leão de Ouro no Festival de Veneza de 2021 ao traduzir a história real da escritora francesa Annie Ernaux. 

    Continua após a publicidade

    Top Gun: Maverick

    Sucesso de bilheteria que acumula renda de 1,24 bilhão de dólares em escala global, o longa protagonizado por Tom Cruise dá continuidade ao clássico lançado em 1986, mas agora trocando o tom patriótico ufanista do original por uma visão mais crítica do sonho americano. Mantendo a pose de piloto rebelde, Pete “Maverick” Mitchell (Cruise) agora precisa provar que o fator humano ainda é essencial para os pilotos, mesmo num mundo onde as guerras tecnológicas dominam. 

    A Pior Pessoa do Mundo

    Indicada a melhor filme internacional no Oscar deste ano, a produção norueguesa dirigida por Joachim Trier aborda com graça, e toques de realismo mágico, a complexidade dos relacionamentos amorosos – e da vida em si. Na trama, dividida entre prólogo, doze capítulos e epílogo, Julie (Renate Reinsve) é uma jovem que enfrenta problemas para escolher sua carreira. Durante uma noite qualquer, ela conhece Aksel (Anders Danielsen Lie), romancista quinze anos mais velho e por quem se apaixona perdidamente. Os dois logo engatam um relacionamento, mas Julie esbarra em incertezas sobre seu amor por Aksel quando conhece outro homem. 

    O Homem do Norte

    Continua após a publicidade

    As expectativas em torno do terceiro filme de Robert Eggers, de A Bruxa e O Farol, foram plenamente cumpridas com este filmaço. Embarcando na ficção histórica sobre os vikings, o aclamado diretor conta a história do príncipe Amleth (Alexander Skarsgård), que na infância vê seu pai ser assassinado pelo tio e sua mãe, sequestrada pelo mesmo. O garoto foge e, duas décadas depois, após se tornar um guerreiro brutal, vai atrás do tio em busca de vingança. Entre batalhas sanguinárias e boas doses de misticismo, o longa é uma ótima adaptação da lenda nórdica que inspirou Hamlet, obra-prima de Shakespeare

    Drive My Car

    Yusuke (Hidetoshi Nishijima) é um ator e diretor de peças teatrais que perdeu a esposa repentinamente. Anos após a fatalidade, ele se muda de cidade e decide comandar um espetáculo baseado na obra Tio Vânia, do russo Anton Tchécov. Em função da política da empresa por trás do trabalho, Yusuke é proibido de dirigir de sua nova estadia até o teatro. Ele então recebe a indicação de uma motorista, Misaki (Tôko Miura), jovem de 20 anos com quem acaba desensolvendo uma relação muito especial. O filme japonês, indicado à categoria principal do Oscar neste ano, é uma bela adaptação do conto homônimo de Haruki Murakami. 

    Medida Provisória

    Adaptação potente de Naníbia, Não, peça escrita por Aldri Anunciação, o filme é ambientado em um futuro distópico no qual o Congresso Nacional brasileiro aprova uma medida que obriga cidadãos negros descendentes de escravos a voltar para a África. Dirigida por Lázaro Ramos, a produção acompanha de perto o casal Capitú (Taís Araújo) e Antonio (Alfred Enoch), diretamente afetados pela ação, além do jornalista André (Seu Jorge). A história é uma providencial cutucada no racismo latente do Brasil e expõe situações que parecem absurdas — mas que acontecem com frequência na vida real. 

    Continua após a publicidade

    Licorice Pizza

    Provando ter aptidão para atuar além da música, Alana Haim, que forma a banda HAIM com suas duas irmãs, é o destaque do último filme de Paul Thomas Anderson. Em Licorice Pizza, ela dá vida a Alana Kane, mulher que vive as frustrações da vida adulta e que, entre altos e baixos, acaba se envolvendo com um adolescente de 15 anos chamado Gary Valentine (Coope Hoffman). A produção acompanha, com boas doses de comédia, a jornada do primeiro amor e o processo de autodescoberta dos dois jovens. 

    Flee

    Amin Nawabi é um menino afegão que precisou fugir de seu país quando ainda era criança. Após uma verdadeira odisseia, ele consegue chegar à Dinamarca, onde vive atualmente. Acadêmico de sucesso que está prestes a se casar com o namorado de longa data, Amin decide contar sua história — desde a fuga com a família do Afeganistão até os acontecimentos que o separaram do irmão, e o fato de ser gay — para um amigo próximo. O resultado é um tocante documentário animado indicado a duas estatuetas do Oscar.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

    a partir de 39,96/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.