Os jornais gringos que ‘já deram’ o Oscar para ‘Ainda Estou Aqui’
Produção brasileira concorre em três categorias do prêmio, entre elas a de melhor filme

Faltam poucos dias para o Oscar, que acontece domingo, 2 de março, mas a imprensa mundial já tem seus favoritos ao prêmio. Confira a seguir o que dizem revistas, jornais e sites especializados que esperam, assim como os brasileiros, pela vitória do filme Ainda Estou Aqui.
The Guardian
O jornal inglês publicou um texto opinativo sobre as razões pelas quais o brasileiro merece ganhar o Oscar de melhor filme, principal categoria da noite. Tom Phillips, jornalista e correspondente da publicação na América Latina, afirma que uma vitória de Ainda Estou Aqui vai causar uma enorme alegria para os brasileiros, porém, não é esse o motivo pelo qual a produção deve ganhar. “O filme se impôs, no Brasil e no mundo, durante uma nova onda de autoritarismo, como um alerta contra os homens poderosos e egocêntricos que em nada diferem daqueles que governaram o Brasil durante o regime militar de 1964-85 retratado em Ainda Estou Aqui“, escreveu o jornalista. “Ainda Estou Aqui se encaixa neste período de crueldades e incertezas que varrem o globo. Se há um filme que merece o Oscar é este.”
Entertainment Weekly
A respeitada revista americana afirmou que o Oscar vai para Ainda Estou Aqui na categoria de melhor filme internacional. Já entre as atrizes, a aposta do veículo foi, por um tempo, a brasileira Fernanda Torres, mas eles mudaram de ideia na reta final, garantindo que a premiada será Mikey Madison, por Anora.
Variety
A revista americana especializada em cultura e entretenimento cravou que Ainda Estou Aqui será o ganhador na categoria de melhor filme internacional. Na brincadeira entre “quem vai ganhar” e “quem deveria ganhar”, a publicação repete o nome do filme brasileiro, dizendo que ele não só levará o prêmio, mas como também merece a estatueta. Já na aposta para melhor atriz, a Variety diz que Demi Moore vai ganhar por A Substância, mas que Fernanda Torres é quem mereceria sair vitoriosa.
Vanity Fair
A badalada revista americana também dá o Oscar de melhor filme internacional para o Brasil, mas faz um alerta: Emilia Pérez não morreu e pode, ainda, surpreender e levar o prêmio. Sobre Fernanda, o veículo também aposta na vitória de Demi Moore, ao mesmo tempo em que ressalta o fato de que muitos votantes do Oscar só viram Ainda Estou Aqui na semana em que deveriam enviar seus votos, logo, eles podem favorecer a brasileira.
Associated Press
Jake Coyle, jornalista da agência de notícias, afirma que Ainda Estou Aqui vai ganhar o Oscar de melhor filme internacional. “É um vencedor que merece o prêmio”, disse.