Oscar: quem é Mikey Madison, atriz que bateu Fernanda Torres e Demi Moore?
Atriz americana bateu as concorrentes e levou para casa o prêmio de melhor atriz por 'Anora'. Ela era a mais jovem na disputa

A brasileira Fernanda Torres perdeu o Oscar de melhor atriz para Mikey Madison, de Anora, que superou ainda a então favorita Demi Moore, pelo filme A Substância. A categoria era considerada a mais apertada do prêmio este ano, e Mikey era a mais jovem na disouta. Também disputavam o troféu as atrizes Cynthia Erivo, por Wicked e Karla Sofia Gascón, por Emilia Pérez. Aos 25 anos, Mikey é considerada uma revelação de Hollywood.
Quem é Mikey Madison?
Aos 25 anos, Mikey é considerada uma revelação de Hollywood. Nascida em Los Angeles, a atriz norte-americana começou a atuar aos 14 anos, em curtas e programas de televisão, como a série de comédia Better Things. Antes de Anora, ela esteve em Era uma Vez em… Hollywood (2019), de Quentin Tarantino e viveu Amber Freeman no terror Pânico (2022). Seus papéis, até então, eram menores, e de pouca visibilidade na indústria, mas encantaram o diretor Sean Baker, que escreveu a prostituta Ani especialmente para ela.
Filha de dois psicólogos, Mikaela Madison Rosberg é de família judia e tem dois irmãos — um deles seu gêmeo — e duas irmãs. Para assumir o papel que lhe rendeu o Oscar, a atriz estudou russo e aprendeu a lutar para enfrentar as cenas de combate. Com ela no protagonismo, Anora estreou no Festival de Cannes, onde venceu a Palma de Ouro. Ela também foi aclamada com o prêmio de melhor atriz no BAFTA, considerado o Oscar britânico, mas aparecia, geralmente, em terceiro lugar nas apostas para vencer a estatueta americana, atrás de Demi Moore e Fernanda Torres. Saiu, no entanto, como a grande vencedora da noite, assim como Anora, que venceu cinco das seis categorias em que concorria, inclusive a principal.
Acompanhe notícias e dicas culturais nos blogs a seguir:
- Tela Plana para novidades da TV e do streaming
- O Som e a Fúria sobre artistas e lançamentos musicais
- Em Cartaz traz dicas de filmes no cinema e no streaming
- Livros para notícias sobre literatura e mercado editorial