Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Em Cartaz

Por Raquel Carneiro Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Do cinema ao streaming, um blog com estreias, notícias e dicas de filmes que valem o ingresso – e alertas sobre os que não valem nem uma pipoca
Continua após publicidade

Produtores de ‘Blade Runner 2049’ processam Elon Musk e Tesla por plágio

Bilionário utilizou imagens de inteligência artificial inspiradas no filme para promover um novo modelo de carro

Por Mariana Carneiro 22 out 2024, 15h15
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O estúdio de cinema Alcon Entertainment está processando Elon Musk e sua fabricante de carros elétricos, Tesla, sob a acusação de que a empresa do bilionário se apropriou indevidamente de cenas da ficção científica Blade Runner 2049 — filme lançado em 2017 — para promover um novo modelo de veículo. No início deste mês, Musk utilizou imagens de inteligência artificial inspiradas pelo filme no evento de lançamento do Tesla Robotáxi, carro autônomo da marca. O empresário também fez referência direta ao longa durante a apresentação: “Sabe, eu amo Blade Runner, mas não sei se queremos esse futuro. Acredito que queremos esse sobretudo que ele [K, personagem de Ryan Gosling] está usando, mas não o apocalipse sombrio”, disse.

    No processo, aberto na segunda-feira, 21, em Los Angeles, a Alcon garante que o filme não está afiliado à Tesla, nem à rede social X (antigo Twitter) ou qualquer outra empresa pertencente a Musk. “Qualquer marca prudente que esteja considerando uma parceria com a Tesla deve levar em conta o comportamento massivamente amplificado, altamente politizado, caprichoso e arbitrário de Musk, que às vezes se transforma em discurso de ódio”, diz o documento. O estúdio também alega que a falsa associação do filme ao bilionário pode resultar em um prejuízo financeiro considerável, uma vez que a marca tem contratos com outros fabricantes automotivos.

    “Não foi coincidência que o único filme de Hollywood que Musk citou no lançamento de seu novo robotáxi totalmente autônomo e movido por IA foi Blade Runner — um filme que apresenta um carro totalmente autônomo, movido por IA e com design impressionante ao longo da história”, afirmou a Alcon. Segundo a empresa, Musk solicitou uma autorização de uso das imagens do filme no dia do evento, mas o pedido foi negado veementemente. “Essa foi uma jogada intencionalmente maliciosa dos réus para tornar o produto mais atraente para o público global”, diz o processo.

    Acompanhe notícias e dicas culturais nos blogs a seguir:

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

    a partir de 39,96/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.