Quem é Karla Sofía Gascón, a 1ª trans a ser indicada ao Oscar na história
Estrela do longa 'Emilia Pérez' conquistou uma vaga na categoria de melhor atriz e concorre com Fernanda Torres

Estrela de Emilia Pérez, Karla Sofía Gascón fez história ao se tornar a primeira mulher transgênero na história ao ser indicada ao Oscar nesta quinta-feira, 23. A artista conquistou uma das cinco vagas na categoria de melhor atriz por seu trabalho no longa dirigido por Jacques Audiard, que conta a história de um chefe do tráfico de drogas mexicano que contrata uma advogada para a auxiliar no processo de redesignação de gênero para se transcionar para uma mulher.
Vale ressaltar que o ator trans Elliot Page venceu o prêmio de melhor atriz por Juno (2007) antes de sua transição de gênero, e o cinesta Yance Ford foi o primeiro homem abertamente transgênero a ser indicado ao Oscar por seu documentário de longa metragem Strong Island.
Karla já havia conquistado feito parecido ao se tornar a primeira mulher trans a vencer o prêmio de melhor atriz no Festival de Cannes, cujo júri do festival de cinema francês dividiu o troféu entre ela e as colegas de elenco Selena Gomez, Zoe Saldaña e Adriana Paz. “Este prêmio vai também para todas as pessoas trans, que sofrem todos os dias. Amanhã, coisas horríveis de sempre vão ser ditas, mas, assim como Emilia Pérez, é possível sempre se tornar uma pessoa melhor, Melhorem, cabrones!”, celebrou a atriz.
Quem é Karla Sofía Gáscon?
Nascida em Alcobendas, que fica nos arredores de Madri, na Espanha, Karla Sofía Gáscon construiu uma carreira artística como um galã de novelas, tinha cabelos loiros e olhos claros, estrelando telefilmes e séries na Espanha. Ela estudou interpretação na Escola de Cinematografia de Madri (Ecam) e começou a carreira no final da década de 1980, com um papel em El águila de fuego, uma revista musical em Madri, depois atuou na série televisiva Él súper, da emissora Telecinco, e em 2005, de El pasado es mañana.
Karla se mudou para o México em 2009, e interpretou um cigano na novela Corazón salvaje, depois de estrelou o filme Nosotros los nobles, um dos filmes de maior bilheteria do cinema mexicano.
A artista anunciou sua transição de gênero apenas em 2018, revelando que se chamaria Karla Sofía dali em diante. Em sua vida pessoa, ela havia se casado com Marisa quando tinha 19 anos, e com ela teve uma filha, que atualmente tem 13 anos. As três ainda são próximas.
Acompanhe notícias e dicas culturais nos blogs a seguir:
- Tela Plana para novidades da TV e do streaming
- O Som e a Fúria sobre artistas e lançamentos musicais
- Em Cartaz traz dicas de filmes no cinema e no streaming
- Livros para notícias sobre literatura e mercado editorial