Três anos do tapa no Oscar: como agressão afetou Will Smith e Chris Rock
Agressão se tornou um dos causos mais infames da história da premiação e ainda assombra ambos os astros envolvidos

Em 27 de março de 2022, os maiores nomes de Hollywood estavam sentados no famoso Teatro Dolby, ansiosos para saber quais dos colegas subiriam ao palco para receber as estatuetas mais cobiçadas da indústria de entretenimento. Naquela mesma noite, perto do fim da cerimônia, o veterano Will Smith, então aos 53 anos, foi o escolhido como melhor ator coadjuvante, ganhando o primeiro Oscar de sua carreira e se debulhando em lágrimas — momento de glória que está longe de ser o mais memorável daquela edição. Isso porque, pouco antes da vitória, o ator decidiu gritar com o anfitrião Chris Rock, levantar de sua cadeira e lhe esbofetear em rede internacional após uma piada sobre a calvície de sua esposa, Jada Pinkett-Smith. Anos depois, o causo continua um dos mais infames da história da premiação e ainda assombra seus protagonistas.
Qual punição sofreu Will Smith?
Imediatamente após o ocorrido, Smith foi banido do Oscar por 10 anos. Sendo assim, o ator não pode mais votar nas categorias, nem participar da cerimônia principal ou de qualquer um dos eventos relacionados a ela até 2032. No momento, ele foca na carreira musical e lança o álbum Based on a True Story nesta sexta-feira, 28 de março. Em 2022, ele havia desculpado publicamente e disse: “Chris, peço perdão. Meu comportamento foi inaceitável e estou aqui quando quiser conversar”. Já como ator, ele aposta em sequências de sucessos passados para reforçar sua imagem. No ano passado, ele lançou Bad Boys IV: Até o Fim e estão em pré-produção Eu Sou a Lenda 2, Hancock 2 e Hitch 2.
Por onde anda Chris Rock?
O comediante, por sua vez, não voltou a apresentar o Oscar desde o tapa, mas se mostrou disposto a repetir o papel em entrevista ao E! News no começo de março. Sobre o incidente com Smith, afirmou: “As pessoas mais miseráveis são incapazes de perdoar”. A cerimônia de 2026, contudo, já tem anfitrião confirmando: Conan O’Brien, após a boa recepção americana de seu desempenho em 2025.
Como produtor, Rock trabalha na série animada baseada em Todo Mundo Odeia o Chris. Já em frente às câmeras, ele se prepara para estrelar dois filmes inéditos e uma série e, mais recentemente, esteve em Rustin.
Acompanhe notícias e dicas culturais nos blogs a seguir:
- Tela Plana para novidades da TV e do streaming
- O Som e a Fúria sobre artistas e lançamentos musicais
- Em Cartaz traz dicas de filmes no cinema e no streaming
- Livros para notícias sobre literatura e mercado editorial