Chineses usam IA para prever a recorrência de câncer de fígado
É a primeira ferramenta do mundo que integra dados imunológicos espaciais

Pesquisadores chineses desenvolveram uma ferramenta de inteligência artificial capaz de prever com 82,2% de precisão o risco de recorrência de câncer no fígado – a terceira principal causa relacionada ao câncer no mundo com uma taxa de recorrência pós-operatória de até 70%. O estudo foi publicado pela revista Nature.
Liderada pelo pesquisador Sun Cheng, da Universidade de Ciência e Tecnologia da China, a pesquisa desenvolveu o Times, um sistema de pontuação que quantifica os padrões de distribuição espacial das células imunes dentro do tumor para avaliar a probabilidade de recidiva. Trata-se da primeira ferramenta de previsão de recorrência de câncer de fígado do mundo que integra dados imunológicos espaciais. Segundo a pesquisa, a organização espacial das células imunes, não apenas sua quantidade, determina os resultados clínicos. O sistema foi treinado usando amostras de tecido de câncer de fígado de 61 pacientes.
Com o estudo, os cientistas querem otimizar tratamentos personalizados, especialmente em ambientes com recursos limitados, explicou o pesquisador Sun Cheng, acrescentando que eles estão colaborando ativamente com parceiros do setor para padronizar os aplicativos clínicos.