IU e Park Bo-Gum revelam bastidores e emoções de novo K-drama da Netflix
Romance, nostalgia e cenários de tirar o fôlego: saiba como elenco e diretor apostam em 'Se a Vida Te Der Tangerinas'

Se a Vida Te Der Tangerinas, a nova série da Netflix, estreia nesta sexta-feira, 7, cheia de emoção para derreter o coração de quem gosta de k-dramas. O drama sul-coreano acompanha a trajetória de Ae-sun e Gwan-sik, protagonizados pelas estrelas IU e Park Bo-Gum, dois jovens que nasceram juntos na deslumbrante Ilha de Jeju nos anos de 1950. Com personalidades opostas – ela, impulsiva e cheia de sonhos; ele, tranquilo e leal –, os dois constroem uma relação profunda ao longo das estações da vida. A trama, dirigida por Kim Won-suk, no entanto, não se limita à juventude: a história se desenrola também na fase adulta dos personagens, interpretados por Moon So-ri (Ae-sun) e Hae-Joon Park (Gwan-sik), abordando as mudanças, desafios e escolhas que moldam a vida dos personagens. Na coletiva de imprensa on-line sobre a série, na quarta, Park Bo-Gum disse que sempre foi fã do roteirista da série, Lim Sang-choon (entre outros sucessos, Para sempre Camélia). O ator também conta que foi convidado para fazer a série logo após a dispensa do serviço militar obrigatório:
– No momento da leitura do script, pude perceber a química que os dois personagens tinham através das quatro estações. É uma série que eu assistiria, tranquilamente, com os membros da minha família. Para interpretar o Gwan-sik, o diretor me pediu para manter o cabelo bem curto e um corpo atlético. Essa série, em minha filmografia, me trouxe muitas flores de canola. Espero que a primavera chegue para todo o público assim como chegou para mim.
A atriz Iu, que também é compositora, modelo, produtora, letrista, contou que aceitou o trabalho sem ter lido o roteiro:
– Eu já trabalhei com o diretor. Quando recebi o convite, aceitei sem ler o roteiro por confiar muito no trabalho dele. Quando li, achei fascinante.
Moon So-ri e Hae-Joon, atores que interpretam os protagonistas mais velhos, também não dispensam elogios ao diretor. Monn So-ri lembra que chorou copiosamente ao ler o roteiro, já Hae-Joon revelou que tremeu de nervoso quando recebeu o telefonema do diretor. Apesar do roteiro sensível, o diretor Kim Won-suk adiantou que a série também tem um lado de humor que mistura choro, alegria e momentos bem engraçados:
– Eu quis fazer tomadas longas e sem muitos cortes para pegar a fluidez dos atores e também o melhor da fotografia do local. A paisagem é de tirar o fôlego. Quis passar para o público, indiretamente, uma mensagem de encorajamento e fazer também um tributo para as gerações passadas para que as barreiras invisíveis de gênero e de costumes fossem quebradas.
A Netflix apresentou um formato de lançamento diferenciado para Se a Vida Te Der Tangerinas: a partir de hoje, quatro episódios serão disponibilizados por semana, totalizando 16. Segundo Kim Won-suk, esse ritmo permitirá ao público apreciar melhor os detalhes e a estética da série, sem a pressa de maratonar tudo de uma vez:
– A Ilha de Jeju foi, entre as décadas de 1950 e 1970, um refúgio para aqueles que fugiam da guerra. Isso resultou em uma rica mistura de dialetos e culturas. Nossos personagens viveram nesse contexto histórico, mesmo que a série não o retrate diretamente.
Ao tratar da construção dos personagens em suas diferentes fases da vida, Park Bo-Gum e Hae-Joon Park tiveram interpretações diferentes:
– Eu via Gwan-sik como um pescador, mas Park Bo-Gum o interpretou como um fazendeiro. No fim, concordamos que, acima de tudo, ele era um grande romântico
O elenco da série foi escolhido meticulosamente: Além do talento, o diretor queria que as pessoas fossem genuinamente boas:
– Ser uma boa pessoa na vida real se reflete no personagem mais do que qualquer técnica de interpretação. Hae-Joon Park tem um talento especial para contar histórias e é muito engraçado. Park Bo-Gum é querido por todos na indústria do entretenimento
Um detalhe curioso é que IU e Park Bo-Gum se conhecem desde a adolescência e já foram até vizinhos, o que facilitou a construção da química entre os personagens:
– Me sinto confortável em pedir um feedback para ele. Como somos amigos, ele sempre me ajudava de forma sincera.
Hae-Joon Park também tem uma longa relação profissional com Moon So-ri, apesar de nunca terem atuado juntos antes:
– Ela sempre ri das minhas piadas de paizão.
Com um enredo envolvente e um elenco estrelado, Se a Vida Te Der Tangerinas já é um dos lançamentos mais aguardados da Netflix em 2025. Segundo a plataforma, a série é uma “história de obstáculos e triunfos, provando que o amor pode perdurar por gerações”. Se o título da série despertou sua curiosidade, você pode estar se perguntando: por que tangerinas e não limões: É que Jeju é muito conhecida por suas extensas plantações de tangerinas, uma das maiores riquezas da ilha e um símbolo local. Embora a fruta seja diferente daquela mencionada no ditado popular brasileiro, a essência da mensagem permanece a mesma: a capacidade de transformar desafios em oportunidades e extrair o melhor das adversidades.