Lay, do EXO, estrela filme premiado em mostra de cinema chinês no Rio
Longa que rendeu ao idol o prêmio de Melhor Ator na China será exibido gratuitamente na IV Mostra de Cinema China-Brasil

O astro chinês Lay (Zhang Yixing), conhecido mundialmente como integrante do grupo de K-pop EXO, chega às telas brasileiras como protagonista da IV Mostra de Cinema China-Brasil, no dia 26 de agosto, no Cinesystem Belas Artes de Botafogo, no Rio de Janeiro. Ele estrela o drama Mumu, que acompanha a delicada relação entre um homem surdo, Xiao Ma, e sua filha, Mu Mu, abalada pela ação de uma quadrilha que explora pessoas com deficiência auditiva.
O papel rendeu a Lay o prêmio de Melhor Ator no 12º Prêmio Phoenix de Cinema de Zhejiang, em 2025, quando o filme também conquistou o título de Melhor Longa-Metragem. Sucesso de público na China, Mumu ultrapassou a marca de 100 milhões de yuans em bilheteria (cerca de 75 milhões de reais) já em abril. No cinema, o artista atua desde 2015 e participou de produções como Kung Fu Yoga, estrelado por Jackie Chan.

Sobre o evento
A mostra de cinema, que tem como proposta aproximar as cinematografias da China e do Brasil, exibirá ainda outros cinco filmes chineses: quatro inéditos no país, além de seis produções brasileiras. Entre os destaques internacionais estão a comédia de ação Detetive Chinatown: o mistério de 1900, que arrecadou mais de 3,6 bilhões de yuans (cerca de 2,7 bilhões reais) nas bilheteiras chinesas e estreou nos cinemas brasileiros em maio; o drama histórico Compositor, vencedor do 18º Prêmio China Film Huabiao, a maior premiação oficial do cinema chinês; e A História Dela, reconhecido pelo Directors Guild de 2024, que superou 700 milhões de yuans (cerca de 526 milhões de reais) em arrecadação. O evento é idealizado pelo empresário Arthur Chen e tem curadoria do produtor e documentarista Hélio Pitanga.