Quando a ideia da coisa é melhor do que a coisa em si
Eu venero a perícia de Jane Austen como escritora e acho que Orgulho e Preconceito faz parte daquele pequeno punhado de romances perfeitos já escritos (“perfeito” como no dicionário: aquilo em que não existe defeito – nenhunzinho – e em que as qualidades são gloriosas). E adoro uma bobagem também. Portanto, me diverti muito com o livro Orgulho e Preconceito e Zumbis, que o escritor Seth Grahame-Smith publicou em 2009 (e que foi lançado aqui pela editora Intrínseca), no qual Elizabeth Bennett e Mr. Darcy enfrentam uma Inglaterra cheia de zumbis de maus modos. Ou pelo menos me diverti muito até lá pela metade, quando a piada vai ficando cansativa.

Já o filme que saiu do livro… esse não dá nem para o começo. É tão sem personalidade quanto a atriz Lily James, que fez a sobrinha avoada de Lord Grantham em Downton Abbey (e uma Elizabeth Bennett sem personalidade é imperdoável) e quanto os outros filmes do diretor Burr Steers (por exemplo, 17 Outra Vez e A Vida e Morte de Charlie, ambos com o sem-sal Zac Efron). Sinto muito pelo Sam Riley, que é um ator muito bom – ele foi Ian Curtis em Control e Jack Kerouac em Na Estrada. Mas uma andorinha não faz verão. Especialmente uma andorinha com a expressão mortificada de o-que-é-que-eu-estou-fazendo-aqui com que ele passa os intermináveis 107 minutos de filme.

Só para frisar: nada a ver com o teor de tolice do filme. Essas misturebas do Seth Grahame-Smith são feitas precisamente para isso, para serem delícias tolas. Sou fã convicta de Abraham Lincoln – Caçador de Vampiros, que Grahame-Smith escreveu também como livro e depois roteirizou para o filme de 2012 de Timur Bekmambetov. Mas aí já vão duas diferenças importantes: roteiro do próprio Grahame-Smith e direção de um cineasta de verdade, não de um funcionário contratado.

Enfim, fique aqui com o texto que eu publiquei quando o livro foi lançado no Brasil, e acho que você vai se divertir mais.
Trailer
ORGULHO E PRECONCEITO E ZUMBIS
(Pride and Prejudice and Zombies)
Estados Unidos/Inglaterra, 2016
Direção: Burr Steers
Com Lily James, Sam Riley, Bella Heathcote, Douglas Booth, Jack Huston, Charles Dance, Sally Phillips, Lena Headey, Matt Smith
Câmara aprova isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil