Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

José Casado

Por José Casado Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Informação e análise
Continua após publicidade

Ciro Gomes: “Eu vi o Lula se corromper. O Bolsonaro era picareta, roubava”

Frases

Por José Casado Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 15 jun 2022, 10h46 - Publicado em 15 jun 2022, 10h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • “O que aconteceu é que o Lula era uma coisa e se corrompeu. E eu vi de perto ele se corrompendo. Se corrompeu por interesses econômicos, pragmáticos. Desculpa, não tenho nenhum prazer em dizer isso: compara o meu patrimônio… Em 2018 eu estava dizendo, com muita clareza, que ele é isso aí mesmo. Eu estava dizendo que ele estava mentindo, agora ele estava na cadeia… Foi um bom presidente, ora, não dá pra desdizer: o Lula foi um bom presidente nas circunstâncias em que ele governou o Brasil. Não tinha projeto de nada, não fez nenhuma reforma institucional para o país, não mudou absolutamente nada, mas não posso classificar o Lula senão me alieno da realidade. O Lula terminou o governo dele com 86% de aprovação, então, que ele foi um bom presidente, está de bom tamanho. Qual é a minha crítica? A minha crítica é basicamente o seguinte: o Lula, de um tempo para cá, se corrompeu organicamente, sabe, não dá para fazer de conta que ele não se corrompeu organicamente. O patrimônio pessoal do Lula não se explica. O Lula, hoje, está agarrado com Geddel Vieira Lima [ex-ministro nos governos Lula e Michel Temer] aquele dos 51 milhões [de reais, em espécie] na mala de dinheiro na Bahia. Hoje está agarrado com Eunício Oliveira, com 1 bilhão de reais em contratos sem licitação na Petrobras. Hoje está com Renan Calheiros, toda essa esculhambação da Transpetro [subsidiária de logística da Petrobras]. Percebe? Não mudou nada. Pelo contrário, ele hoje está seguro de que o crime compensa. E isso é a parte da corrupção, que, talvez, não seja a mais grave, sendo gravíssima. Por que que o povo de São Paulo, do Rio, de Minas e do Rio Grande do Sul deu quase 70% de votos ao Bolsonaro? Será que foi porque o Bolsonaro tinha uma obra extraordinária? Não. O Bolsonaro vinha como deputado do baixo clero, era um picareta que roubava dinheiro da gasolina, do gabinete, roubava dinheiro de funcionário fantasma. Foi pela proposta encantadora? O Bolsonaro tinha alguma resposta para a Educação, para a Saúde, para a Economia? Não, também não tinha essa proposta [cita:] ‘Fala aí com o posto Ipiranga’… Que que aconteceu? Aquela mesma percepção que o povo tinha, como eu tinha lá pra trás, é que naquela data [2018] o Lula era o responsável pela maior crise econômica da nossa história. Desculpa, quem botou a Dilma na linha de sucessão? Quem num conchavo que hoje tá se repetindo igualzinho com [Geraldo] Alckmin botou Michel Temer [como vice-presidente de Dilma Rousseff] na linha de sucessão?”

    (Ciro Gomes, candidato presidencial do PDT, a Renata Lo Prete, da TV Globo/G1.)

    Publicidade

    Publicidade
    Imagem do bloco
    Continua após publicidade

    4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

    Continua após publicidade

    Vejinhas Conteúdo para assinantes

    Continua após publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

    a partir de 39,96/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.