Relâmpago: Revista em casa por 8,98/semana
Imagem Blog

José Casado

Por José Casado Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Informação e análise

Congresso impõe 25 anos de bandeira vermelha na conta de luz

Custo da energia para os consumidores brasileiros já é um dos mais caros do mundo, e vai subir ainda mais

Por José Casado Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 18 jun 2025, 14h33 - Publicado em 18 jun 2025, 08h00

O custo da energia para os consumidores brasileiros já é um dos mais caros do mundo, e vai subir ainda mais.

Na noite desta terça-feira (17/6), deputados e senadores decidiram aumentar a conta de luz empresarial e residencial para atender aos interesses de alguns grupos privados com os quais mantêm relações pessoais, principalmente nas temporadas eleitorais.

Os parlamentares aumentaram em 9% conta de energia, com a derrubada de vetos do governo a uma legislação setorial. Privilegiaram com incentivos e isenções fiscais, empresas de pequenas centrais hidrelétricas, de etanol, de usinas eólicas e de outras fontes renováveis de energia.

Criaram uma fatura nova, estimada em 197 bilhões de reais, em custos adicionais e absolutamente desnecessários, segundo entidades representativas das indústrias. Na maioria dos casos, esses custos surgiram de iniciativas do Legislativo que eram alheias ao interesse público, segundo o governo, que acabou derrotado na Câmara e no Senado.

O resultado é previsível, segundo Associação Brasileira dos Grandes Consumidores de Energia e Consumidores Livres (Abrace): para ajudar amigos, deputados e senadores estão impondo às pessoas e empresas um quarto de século de bandeira vermelha na conta luz. Até 2050.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 9,90/mês*
OFERTA RELÂMPAGO

Revista em Casa + Digital Completo

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada edição sai por menos de R$ 9)
A partir de 35,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Ofertas exclusivas para assinatura Anual.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.