Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês

APURAÇÃO DAS ELEIÇÕES 2024

José Casado

Por José Casado Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Informação e análise
Continua após publicidade

Nas capitais, três prefeitos têm chance de reeleição no primeiro turno

A 100 dias da eleição, eles são recordistas em intenções de voto — têm 60% ou mais da preferência declarada por eleitores na média das pesquisas

Por José Casado Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 25 jun 2024, 08h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O prefeito de Maceió, João Henrique Caldas, com Bolsonaro no evento de sua filiação ao PL
    João Henrique Caldas, prefeito de Maceió e candidato à reeleição pelo PL, o partido de Jair Bolsonaro — (Divulgação/Divulgação)

    Dois em cada três prefeitos das capitais conseguiram se reeleger em 2020. Desta vez, há 11 governantes municipais tentando a reeleição nessas 26 cidades.

    No entanto, somente três prefeitos estão terminando o semestre com chance real de vitória no primeiro turno, daqui a 100 dias.

    Eles são recordistas em intenções de voto, com 60% ou mais da preferência declarada por eleitores na média das pesquisas, mostra o agregador de pesquisas eleitorais desenvolvido pelo Instituto Ipespe para a CNN Brasil.

    No momento, o recordista é João Henrique Caldas, mais conhecido como JHC, prefeito de Maceió: alcançou 71% das intenções de voto na média das pesquisas até maio. Aos 36 anos, Caldas está no Partido Liberal, o PL de Jair Bolsonaro, e integra a nova safra de políticos produzidos pelas oligarquias alagoanas.

    Continua após a publicidade

    O segundo colocado nas pesquisas é João Campos, prefeito do Recife. Ficou com 63% da preferência, na média das pesquisas realizadas até três semanas atrás. Tem 30 anos de idade e pertence à ala aristocrática da política pernambucana: é filho de Eduardo Campos e bisneto de Miguel Arraes, fundadores do Partido Socialista Brasileiro (PSB).

    Outro com chance real de reeleição no primeiro turno é Bruno Reis, prefeito de Salvador. Terminou maio com 60% de intenção de voto, na média das pesquisas. Ele tem 47 anos e é peça-chave no projeto de hegemonia política na Bahia conduzido por Antonio Carlos Magalhães Neto, vice-presidente do União Brasil.

    Se confirmado o cenário sugerido nas sondagens, seria a terceira eleição seguida em que o grupo liderado pelo ex-prefeito ACM Neto venceria no primeiro turno eleitoral da capital da Bahia, cujo governo estadual o Partido dos Trabalhadores domina há quase duas décadas.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    2 meses por 8,00
    (equivalente a 4,00/mês)

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.