Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Letra de Médico

Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Orientações médicas e textos de saúde assinados por profissionais de primeira linha do Brasil
Continua após publicidade

A anestesia: em muitos lugares no país falta suporte técnico para um procedimento seguro

Você tem medo de anestesia? Mais de 240 milhões de procedimentos com anestesia são realizados pelo mundo a cada ano– só no Brasil são cerca de 12 milhões. A amplitude dos locais e situações relacionadas à necessidade do médico anestesista cresceu de forma vertiginosa na última década. Aqui, porém, ainda há uma carência de pessoas, infraestrutura […]

Por Enis Donizetti Silva
Atualizado em 30 jul 2020, 21h38 - Publicado em 6 out 2016, 13h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Você tem medo de anestesia? Mais de 240 milhões de procedimentos com anestesia são realizados pelo mundo a cada ano– só no Brasil são cerca de 12 milhões. A amplitude dos locais e situações relacionadas à necessidade do médico anestesista cresceu de forma vertiginosa na última década. Aqui, porém, ainda há uma carência de pessoas, infraestrutura e suporte técnico para a realização de uma anestesia segura. Dados da Organizaçāo Mundial de Saúde e da Federaçāo Mundial de Anestesiologistas mostram que cinco de cada sete habitantes do mundo nāo têm acesso a uma cirurgia ou anestesia seguras no país.

    E esses mesmos relatórios mostram que os sistemas de saúde gastam, de cada 1 dólar investido no cuidado ao paciente, entre 30 e 40 centavos para corrigir os erros e problemas criados em torno desse cuidado.

    E neste contexto mundial, onde está o Brasil?

    Investe-se pouco em saúde no Brasil – sobretudo em qualidade. A área da anestesia, claro, ressente-se com isso. Há equipamentos velhos, sucateados e com assistência técnica insuficiente. E num cenário de deficiências crônicas fica evidente a disparidade entre o  sistema público e o privado. Claro que há exceções  de um  lado e de outro, mas, de modo geral, as diferenças são muito distintas.

    Ainda há muito que ser feito. Alguns exemplos: as sociedades médicas têm de investir mais em educação continuada; os sistemas de saúde devem usar medidas de avaliação e formas de pagamento que busquem responsabilizar o cuidador pelo resultado, por performance.

    Continua após a publicidade

    A especialidade médica anestesiologia somente se tornou realidade em 16 outubro de 1886, nos EUA , no Hospital da Universidade de Harvard. Após uma demonstração utilizando éter, o dentista Willian Morton  anestesiou um paciente e deu início à era moderna da cirurgia.   Agora o sofrimento e a dor tinham encontrado sua solução !

    Mas vamos aos fatos de hoje: esse nāo é um tema de relevância nas discussões sobre saúde. Falamos da fila, da demora no atendimento, da falta de médicos, de enfermeiros e de outros profissionais de saúde, da ausência de leitos de UTI, de prontos-socorros, da falta e do custo de remédios e tratamentos, entre outras tantas mazelas.

    A pergunta que fica para todos aqueles que militam nessa área. Temos feito o melhor que podemos e devemos?

    enis-donizetti-silva-2

    Publicidade

    Publicidade
    Imagem do bloco

    4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

    Vejinhas Conteúdo para assinantes

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

    a partir de 39,96/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.