Relâmpago: Revista em casa por 8,98/semana
Imagem Blog

Letra de Médico

Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Orientações médicas e textos de saúde assinados por profissionais de primeira linha do Brasil

A novidade tecnológica para o ganho muscular

Um equipamento de última geração mostrou-se capaz de construir músculos sem afetar a pele do corpo

Por Eduardo Rauen
Atualizado em 29 jan 2021, 12h42 - Publicado em 29 jan 2021, 12h30

A preocupação no cuidado com a massa muscular é válida sempre, já sabemos que ela vai muito além de questões estéticas e ganha relevância em algumas fases, afetando a saúde, a prevenção de doenças e a expectativa de vida.

Nessa quarentena, vimos muita gente perder massa muscular. Mesmo pessoas saudáveis que praticam exercícios ficaram sem as academias e reduziram os treinos.

Isso sem falar em casos mais específicos que merecem atenção redobrada. Mulheres na menopausa e idosos, por exemplo, precisam enfrentar com maior atenção a perda da massa muscular, que reduz a força, a mobilidade e a qualidade de vida. Fica mais difícil fazer as tarefas rotineiras sem a musculatura adequada e há um agravante: essa perda diminui o metabolismo, provocando aumento de gordura abdominal e ganho de peso. Estudo realizado pela Universidade de São Paulo (USP) concluiu que mulheres idosas com pouca massa muscular podem ter até 63 vezes mais risco de morrer; nos homens com essa condição, a mortalidade pode ser 11,4 vezes maior.

Nesse ano, esse problema foi mais acentuado para todas as faixas etárias, de adolescentes aos idosos. Sem dó nem piedade. Menos exercícios, mais sedentarismo e menos cuidado com alimentação.

Mas desta vez a tecnologia nos trouxe uma boa notícia, no momento certo para ajudar a recuperar uma parte do treino perdido. A novidade é um aparelho já disponibilizado em algumas clínicas no país focado na construção de músculos, uma inovação em meio aos equipamentos estéticos voltados a aspectos como gordura localizada e celulite.

Continua após a publicidade

Ele ajuda a obter hipertrofia e hiperplasia muscular, com contrações musculares supramáximas produzidas com energia focada, que chega a induzir 20 mil contrações em uma sessão de apenas meia hora. Ou seja, produz muito estímulo muscular em pouco tempo.

Além do número de contrações, contribui para o resultado a forma como a musculatura é estimulada: a pele não é afetada, pois a energia interage diretamente com o nervo motor. Junto com a contração das fibras musculares abdominais há uma reação metabólica nas células de gordura, que além de promover a hipertrofia e a hiperplasia provoca ruptura de gordura. O aparelho deve ser utilizado com a supervisão de um profissional da saúde.

A ideia não é substituir a prática de atividade física e de musculação, mas amplificar os ganhos de massa, podendo ser um importante aliado para uma ampla gama de pacientes, garantindo resultados mais satisfatórios. A atuação do aparelho ajuda ainda pessoas sedentárias e as que têm maior dificuldade de conseguir definir os músculos. A tecnologia também pode proporcionar ganho de força e resistência a atletas, com reforço muscular que possibilita melhora na performance e redução de lesões. Para os idosos, a recuperação da massa muscular afeta diretamente o dia a dia de forma muito positiva. Pode fazer com que as dores diminuam, quedas e fratura sejam menos frequentes e haja uma melhora da mobilidade.

Continua após a publicidade

Acompanhando os avanços para o organismo vêm as vantagens estéticas, contribuindo para a saúde emocional e autoestima. É uma nova ferramenta interessante, por exemplo, para aquelas pessoas que eram obesas ou estavam muito acima do peso e precisam de mais tônus.

Outro diferencial é que a aplicação pode ser feita em diversas partes do corpo, com protocolos para arredondar glúteos, ajudar a secar e definir barriga, definir panturrilhas, bíceps e tríceps. O benefício em comparação com a musculação é realizar estímulo potente e extremo, mas sem fadiga qualquer e desconforto, trazendo um resultado efetivo e reduzindo o risco de lesões.

Vale lembrar que não basta usar a tecnologia. É fundamental cuidar da alimentação, investir em hábitos saudáveis, se hidratar adequadamente para que não apenas essa, mas as demais novas tecnologias que estão surgindo possam ter um efeito até melhor. O ideal é que este seja um complemento na busca por mais saúde e longevidade, porém que não ocupe o lugar indispensável do exercício físico.

Continua após a publicidade

A conquista de um corpo com boa definição muscular, por questões estéticas e de saúde, passa a ter esse aliado para o verão de 2021, e para os muitos verões que virão com uma vida com mais qualidade.

Eduardo Rauen
(VEJA/VEJA)

 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 9,90/mês*
OFERTA RELÂMPAGO

Revista em Casa + Digital Completo

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada edição sai por menos de R$ 9)
A partir de 35,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Ofertas exclusivas para assinatura Anual.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.