Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Imagem Blog

Letra de Médico

Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Orientações médicas e textos de saúde assinados por profissionais de primeira linha do Brasil

Fertilidade: cuidado com as dicas milagrosas de blogueiras e influencers

Redes sociais estão cheias de conselhos sem fundamento sobre alimentos e suplementos que ajudariam a engravidar rapidamente. Não funciona assim!

Por Rodrigo Rosa*
24 jun 2024, 08h00

As notícias e discussões sobre fertilidade na internet, infelizmente, muitas vezes transitam por um labirinto de conselhos e sugestões equivocadas. O tema é delicado, pois quem está tentando engravidar enfrenta um turbilhão de emoções e pode ser facilmente ludibriado por informações falsas.

O primeiro elemento importante a ter em consideração ao iniciar a sua jornada rumo à fertilidade é compreender a ligação entre nutrição e concepção. O papel da dieta para a fertilidade é bem estabelecido no que diz respeito ao padrão alimentar total do indivíduo, sendo que há benefícios com uma maior ingestão de frutas, verduras e macronutrientes na porção ideal e individualizada. Ou seja, o primeiro mito que devemos derrubar é: não existe um superalimento milagroso.

A medicalização dos alimentos é um erro que leva muitas pessoas a acreditar que um único ingrediente é a chave para a fertilidade. Alimentos como abacates, nozes e frutas vermelhas são frequentemente rotulados como promotores da fertilidade. Esses alimentos são nutritivos e benéficos para a saúde geral, mas você não pode confiar em um único deles para assegurar maiores chances de engravidar.

Uma dieta equilibrada, rica em vitaminas, minerais e antioxidantes, é mais aconselhável do que concentrar-se em “superalimentos” específicos.

Outra questão importante a ser considerada é com relação aos suplementos nutricionais ditos milagrosos. Embora a suplementação possa desempenhar um papel na correção das deficiências nutricionais, não substitui os benefícios de uma dieta equilibrada. Cápsulas e afins devem complementar, e não substituir, um cardápio nutricionalmente rico.

Continua após a publicidade

Produtos que viralizam na internet na mão de influencers também merecem atenção. É o caso de uma fórmula que ficou famosa por prometer gravidez rápida com a ingestão de 20 gotas ao dia – no Tik Tok, há uma enxurrada de vídeos sobre a solução oral, com mais de 8 milhões de visualizações.

A receita se diz natural, mas sequer informa o que tem. Cabe citar que não é porque um produto se vende como natural que ele não pode causar problemas. O fato de omitir a formulação já torna o item perigoso para pacientes com alergias e contraindicações, por exemplo.

Todas essas informações podem custar tempo aos pacientes. E, para a mulher, tempo é óvulo – já que a idade é uma bomba-relógio e diminui gradativamente a fertilidade, afetando a quantidade e a qualidade dos gametas.

Continua após a publicidade

Para quem está tentando engravidar, informações sobre limpeza genética com novos hábitos de vida, propagadas por blogueiras famosas, também podem gerar mais estresse aos casais. A capacidade de zerar ou resetar os genes dos filhos através do estilo de vida é um grande mito, sem qualquer comprovação científica.

Outra ideia equivocada diz respeito ao rejuvenescimento ovariano, que consiste em tentar reverter o processo natural de envelhecimento dos ovários por meio de técnicas que ainda estão sendo estudadas, mas não apresentam comprovação hoje. Inclusive, estudos recentes deram conta que o tratamento de rejuvenescimento ovariano, na maioria dos casos, não correspondeu a resultados satisfatórios.

Por esse motivo, é fundamental procurar um médico especialista em reprodução humana, que poderá indicar tratamentos que tenham sua eficácia comprovada com maiores taxas de sucesso, como é o caso da inseminação artificial e da fertilização in vitro (FIV). Não há milagre!

Continua após a publicidade

* Rodrigo Rosa é ginecologista, obstetra e especialista em reprodução humana. É diretor da clínica Mater Prime e do laboratório Mater Lab, em São Paulo, membro da Associação Brasileira de Reprodução Assistida (SBRA) e da Sociedade Brasileira de Reprodução Humana (SBRH)

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Imagem do bloco

4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

Vejinhas Conteúdo para assinantes

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.