Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Letra de Médico

Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Orientações médicas e textos de saúde assinados por profissionais de primeira linha do Brasil
Continua após publicidade

Ovários policísticos: uma doença muito mais comum do que se imagina

Os sintomas e tratamentos do problema que acomete até 10% das mulheres de diversas idades

Por Marianne Pinotti
Atualizado em 16 jun 2020, 19h00 - Publicado em 16 jun 2020, 11h37
  • Seguir materia Seguindo materia
  • A Síndrome dos Ovários Policísticos é uma doença de origem genética, atingindo entre 5 e 10% das mulheres brasileiras e caracteriza-se por uma série de sintomas causados por uma alterações hormonais. Os mais comuns são irregularidade menstrual ou ausência de menstruação (amenorréia) e hiperandrogenismo (aumento de hormônios masculinos) que geram acne, queda e oleosidade do cabelo, aumento de pacificação com distribuição masculina. Pode haver cistos e aumento do volume dos ovários, dificuldade para engravidar e alterações no metabolismo dos açúcares, hipotireoidismo e obesidade.

    O diagnóstico é eminentemente clínico, através da observação dos sintomas, laboratorial na dosagem de testosteronas e androstenediona, hormônio luteinizante (LH) e folículo estimulante (FSH), prolactina, glicemia, hemoglobina glicada, insulinemia e TSH (tireóide), as dosagens de colesterol e triglicérides também são importantes. Na ultrassonografia pélvica ou transvaginal podemos encontrar cistos ovarianos e aumento do volume dos ovários.

    ASSINE VEJA

    Os desafios dos estados que começam a flexibilizar a quarentena
    Os desafios dos estados que começam a flexibilizar a quarentena O início da reabertura em grandes cidades brasileiras, os embates dentro do Centrão e a corrida pela vacina contra o coronavírus. Leia nesta edição. ()
    Clique e Assine

    O tratamento baseia-se em hábitos de vida e medicamentos. Posso me arriscar a dizer que se não houver uma conscientização da necessidade de manter o peso, se alimentar corretamente, realizar exercícios físicos pelo menos 3 a 4 vezes na semana, não atingiremos sucesso somente com medicação, pois estes hábitos são muito eficazes no controle dos níveis de androgênios circulantes que quando aumentados podem gerar resistência à insulina e os demais sintomas.

    A terapêutica medicamentosa consiste principalmente no controle dos sintomas, excesso de peso e da resistência a insulina, para isso e o anticoncepcional hormonal oral (pílula anticoncepcional) controla a maioria deles, mas além dela, ou quando a mesma está contraindicada, podemos associar espironolactona, finasterida, ciproterona e flutamina, além da metformina, obrigatória nos casos aonde há resistência à insulina. Algumas vezes são necessários tratamentos dermatológicos para acne e queda de cabelo.

    Continua após a publicidade

    LEIA TAMBÉM
    Síndrome do ovário policístico: sintomas, tratamento e prevenção

    Por fim outra questão que aflige mulheres portadoras da síndrome de ovários policísticos é a dificuldade de engravidar, que ocorre em uma porcentagem dos casos por conta da anovulação crônica que a doença produz. Não ovulamos regularmente consequentemente fica mais difícil engravidar. No passado muitas destas mulheres realmente não conseguiam ter filhos… Hoje esta é uma questão superada, com o controle do hiperandrogenismo, sobrepeso e resistência a insulina há uma boa chance da ovulação se regularizar, e, se isso não acontecer, temos ainda indutores de ovulação e tratamentos para infertilidade.

    Em resumo, a Síndrome dos ovários policísticos hoje é muito bem conhecida, e na maioria dos casos de fácil controle. O maior drama enfrentado pelas portadoras no passado era a infertilidade que hoje é questão superada. O importante é quando feito o diagnóstico a paciente se esforce na manutenção de hábitos de vida saudáveis para seu melhor controle!

    Dra. Marianne Pinotti
    A ginecologista, obstetra e mastologista dra. Marianne Pinotti (Heitor Feitosa/VEJA.com)
    Publicidade

    Publicidade
    Imagem do bloco

    4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

    Vejinhas Conteúdo para assinantes

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

    a partir de 39,96/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.