Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Letra de Médico

Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Orientações médicas e textos de saúde assinados por profissionais de primeira linha do Brasil
Continua após publicidade

Por que devemos incentivar a amamentação a qualquer custo?

Padrão ouro na alimentação da criança, o leite materno vem pronto, é gratuito, aquecido, nutre e protege contra diversas doenças

Por *Renato Kfouri
Atualizado em 13 Maio 2024, 22h48 - Publicado em 15 ago 2023, 10h22
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Difícil imaginar uma obra perfeita… Talvez o leite materno seja a “criação” da natureza que mais se aproxima dessa perfeição.

    Vem pronto, gratuito, aquecido, nutre, protege e sozinho, promove um crescimento e desenvolvimento adequados de um recém-nascido. E mais, ele é fonte de proteção contra diversas doenças. Não é a toa que é conhecido, corretamente, como “a primeira vacina” da criança.

    Poderíamos passar horas descrevendo as vantagens e delícias da amamentação, porém, é tempo de refletirmos sobre que possibilidades estamos oferecendo para as mulheres do país para exercerem esse direito que é seu e do seu bebê, em sua total plenitude…

    Amamentação, como muitos imaginam, não é algo intuitivo, que o binômio mãe e filho já nascem sabendo! Trata-se de um aprendizado, com obstáculos e dificuldades, e que requer apoio e orientação. Fissuras no mamilo, pele esfolada, seios empedrados, falta de sono, esgotamento físico e emocional, choros intermináveis, cólicas.. nem tudo são flores!

    E mais, conciliar casa, trabalho, irmão (muitas vezes), família.. Não se pode romantizar um processo que é único para cada mulher. São vivências individuais, baseadas em histórias de vida, construções de expectativas e diferentes redes de apoio, que se estabelecem a cada gestação e lactação.

    Continua após a publicidade

    Vale lembrar que nem sempre a amamentação é bem sucedida, mesmo com uma adequada orientação, e a culpa é um fantasma que ronda a maioria das mulheres.

    Mães que amamentam precisam de apoio e devem ter seus direitos reconhecidos por seus empregadores, aliás, esse é o tema do Agosto Dourado deste ano: “Apoie a amamentação: faça a diferença para mães e pais que trabalham”.

    Infelizmente, uma parcela grande de mulheres trabalham na informalidade ou sem vínculo  empregatício e precisam de apoio para manter a lactação. Essa situação vem refletindo negativamente no sucesso da amamentação.

    Continua após a publicidade

    Manter os vínculos da  amamentação e não ter impacto negativo no trabalho é o equilíbrio que toda mãe gostaria de conseguir. A propósito, o agosto é dourado porque o padrão ouro na alimentação da criança é o leite materno. Portanto, é hora de apoiar a amamentação, por uma infância mais saudável.

    *Renato Kfouri é médico infectologista, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) e pediatra, presidente do Departamento de Imunizações da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) 

     

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

    a partir de 39,96/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.