Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Imagem Blog

Lillian Witte Fibe

Por Blog Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Política, economia e outros temas do momento. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

A bolha da imprensa e o povo

A diferença é que, aqui, as pesquisas parecem detectar a vontade do eleitor. A falha da imprensa, porém, pode ser igual à dos EUA em 2016, ano de Trump.

Por Lillian Witte Fibe 19 ago 2018, 13h58

E se estivermos mesmo dentro de uma bolha, sem atentar para os verdadeiros anseios da população, a mesma que vai às urnas em 7 de outubro? Paulo Guedes, o guru econômico do candidato Bolsonaro, bem pode ter razão.
Capa da Veja desta semana, ele diz que aderiu ao candidato polêmico quando saiu do que chama “bolha”, dentro da qual estão também órgãos de imprensa como a própria publicação a quem deu entrevista, além da Globo e da Folha de S. Paulo.

Há dois anos, a imprensa americana procura fazer mea culpa sobre o surpreendente resultado que levou Donald Trump à Casa Branca.
New York Times, Washington Post, CNN. Ninguém foi capaz de, nem de longe, capturar a insatisfação do eleitor com o assim chamado establishment.
Verdade que a soma de votos em Trump foi inferior à da concorrente, mas ele venceu em maior número de Estados, que é o que importa no país.
A franca liderança do “outsider” brasileiro, um deputado há décadas, pode, sim, muito bem ser explicada por algum fenômeno muito parecido com o que aconteceu na América.

Continua após a publicidade

A imprensa simplesmente não fala, não ouve, tampouco se comunica com o público – e por ele é cada vez menos consultada e/ou mais desprezada.
Ou meramente ignorada.
A despeito dos visíveis esforços jornalísticos para ir às ruas e ao campo com o objetivo de capturar o sentimento dos brasileiros, entrevistando-os e dando voz a eles.
A diferença, a nosso favor, é que os institutos de pesquisa, ao contrário dos americanos, também pegos de surpresa diante do fenômeno Trump, parecem estar acompanhando as inclinações populares.
Deixando perplexos a maioria dos jornalistas que conheço.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.