Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Mãe Para Toda Obra

Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Blog da jornalista Fabiana Futema traz notícias e reflexões sobre o mundo materno, primeira infância e dilemas femininos. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Livro ajuda mãe e criança a enfrentar o desmame sem trauma

Término da amamentação pode ser feito de forma gentil: "Pode ser um momento gostoso como foi a história que essa mãe teve com o seu bebê", diz jornalista

Por Fabiana Futema Atualizado em 30 jul 2020, 20h28 - Publicado em 7 Maio 2018, 19h20
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Mães que conseguem prolongar a amamentação se deparam com uma série de dúvidas sobre o desmame da criança. Não existe idade certa para iniciar esse processo. Não é porque a família ou vizinhos acham que o bebê ‘está velho’ demais que é preciso tirá-lo do peito. É preciso que a dupla mãe e bebê esteja pronta para que o desmame aconteça de forma respeitosa e sem traumas.

    “Assim como tem pais que têm dificuldades para tirar chupeta e mamadeira, isso também acontece quando a criança está no peito. A criança amamentada tem no peito mais do que alimento, é conforto, é onde ela se sente segura. O desmame não pode ser feito de forma repentina e é isso que o livro vem mostrar. O desmame pode ser feito aos poucos respeitando o tempo da criança”, conta a jornalista Giovanna Balogh, autora do site Mães de Peito.

    É comum ouvir histórias sobre desmame que não levam em conta a prontidão da criança para esse processo. “Muitas mães acabam fazendo viagens para o ‘leite secar’ ou passam produtos no seio para a criança recusar o peito ou ainda forçam uma mamadeira com achocolatado para a criança desmamar. O término pode ser um momento gostoso como foi a história que essa mãe teve com o seu bebê”, ressalta a jornalista.

    Capa do livro 'O Mamá é da Mamãe'
    Capa do livro ‘O Mamá é da Mamãe’ da jornalista Giovanna Balogh (//Divulgação)

    Para ajudar mães a atravessar esta fase, lançou nesta segunda-feira um financiamento coletivo para publicação do livro “O Mamá é da Mamãe” (clique aqui). No livro, ela dá orienta as mães a fazerem combinados com o bebê. “Exemplo: dar o mamá antes de dormir e explicar que só vai mamar de novo quando o sol voltar a aparecer ou a mãe optar em trocar uma hora da mamada por uma brincadeira, uma ida até a pracinha. Enfim, há várias maneiras de espaçar e regular as mamadas para que a amamentação siga de forma prazerosa para ambos”, diz Giovanna, que também atua como doula e consultora de aleitamento materno.

    Continua após a publicidade

    Segundo ela, ainda faltam muitas informações sobre o desmame. “Vemos muitos livros infantis que auxiliam a mãe a ler com a criança para fazer o desfralde, mas o mesmo não acontece quando o assunto é desmame. Falta informação, falta apoio para a mãe neste momento.”

    A jornalista afirma que seu livro tenta ajudar “mães que estão decididas a regular as mamadas ou fazer o desmame noturno de forma amorosa, respeitando o seu filho ou filha”. “Importante dizer que o livro é indicado para crianças maiores de 18 meses”, afirma.

    Sobre quando é hora de desmamar. Giovanna afirma: “só cabe à mãe ao bebê decidir quando é hora de parar”.

     

    Publicidade

    Publicidade
    Imagem do bloco

    4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

    Vejinhas Conteúdo para assinantes

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

    a partir de 39,96/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.