Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Victoria Bechara, Bruno Caniato, Valmar Hupsel Filho, Isabella Alonso Panho e Ramiro Brites. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

2024: deputado bolsonarista lidera na segunda maior cidade do Paraná

Filipe Barros (Pl-PR) é um dos principais apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro no Congresso; levantamento foi feito pelo instituto Paraná Pesquisas

Por Da Redação Atualizado em 9 Maio 2024, 18h46 - Publicado em 6 dez 2023, 10h36
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O deputado federal Filipe Barros (PL-PR) é o principal favorito para conquistar a prefeitura de Londrina na eleição de 2024, segunda maior cidade do Paraná, com mais de 550.000 habitantes, de acordo com levantamento feito entre os dias 1 e 4 de dezembro pelo instituto Paraná Pesquisas e divulgado nesta quarta-feira, 6.

    No principal cenário, Filipe Barros tem 31,2% das intenções de voto, seguido pelo deputado estadual Tiago Amaral, do PSD do governador Ratinho Jr, que tem 24,4% — eles estão em situação de empate técnico no limite da margem de erro de 3,5 pontos percentuais para mais ou para menos.

    Na sequência aparecem o vice-prefeito João Mendonça (Podemos), com 7,3%; o presidente da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná, Fernando Moraes (sem partido), com 6,3%, e Isabel Muniz (PT), com 6,2%.

    Entre os entrevistados, 16,3% disseram que irão votar em branco, nulo ou nenhum, enquanto 8,3% não souberam ou não responderam. A pesquisa ouviu 808 eleitores em Londrina.

    Em um outro cenário pesquisado pelo instituto, sem Tiago Amaral, Filipe Barros lidera com maior folga, com 43,1% das intenções de voto contra 10,8% de João Mendonça. O atual prefeito Marco Belinatti (PP) está no segundo mandato e não pode mais concorrer.

    Continua após a publicidade

    Ascensão bolsonarista

    Filipe Barros foi vereador de Londrina entre 2017 e 2019 e sua ida para Brasília está ligada à onda bolsonarista que tomou conta do país em 2018. Na cidade, ele era militante do MBL (Movimento Brasil Livre) e atuava em campanhas de tom conservador pela vida e pela família. Elegeu-se deputado federal em 2018 com 75.326 votos e foi reeleito com mais que o triplo de votos no passado (249.507).

    Na Câmara dos Deputados, tornou-se um dos rostos mais conhecidos do chamado “bolsonarismo raiz”, o grupo de parlamentares fieis ao ex-presidente Jair Bolsonaro.

    Publicidade

    Publicidade
    Imagem do bloco

    4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

    Vejinhas Conteúdo para assinantes

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

    a partir de 39,96/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.