Relâmpago: Revista em casa por 8,98/semana
Imagem Blog

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Bruno Caniato, Isabella Alonso Panho, Heitor Mazzoco e Pedro Jordão. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.

80 mil alunos: a ambiciosa meta que embala a ‘escola da direita’ do PL

Liderada por Rogério Marinho, empreitada é uma das frentes do partido, que almeja tornar-se representante da direita e ampliar número de mandatários

Por Laísa Dall'Agnol Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 25 jun 2025, 09h45

De olho nas eleições de 2026, o Partido Liberal (PL), do ex-presidente Jair Bolsonaro, já se movimenta para tornar-se o símbolo da direita brasileira na tentativa de arrematar ainda mais espaço no Congresso, em cargos do Executivo e até mesmo retornar à Presidência da República.

Reportagem de VEJA desta semana mostra como a empreitada, capitaneada pelo senador Rogério Marinho (PL-RN), é formada por quatro grandes frentes.

Uma das apostas é a Academia Brasileira de Política Conservadora, plataforma que oferece cursos online e gratuitos para qualquer pessoa que se interesse por política.  “O conteúdo define de que forma nós podemos nos posicionar com relação a assuntos que dizem respeito aos valores e ao programa que o PL defende”, diz Marinho.

Segundo o secretário-geral da legenda, a expectativa é que, nos próximos meses, haja uma turbinada no número de interessados nos temas oferecidos — hoje, são cerca de 8.000 inscritos. “O direito à propriedade, à vida, a família como cerne da estrutura da sociedade, um estado que sirva à sociedade, eficiente, moderno (…). Estamos entregando ao nosso militante, aos simpatizantes do Partido Liberal, os instrumentos e as ferramentas para que ele possa discutir com profundidade esses temas. A estimativa é que a plataforma chegue a 80.000 alunos”, calcula.

Apesar de ser liderada pelo PL, a Academia Brasileira de Política Conservadora não demanda que seus alunos sejam filiados à legenda — ou a qualquer outra sigla –, embora seja tida como uma estratégia de captação de futuros militantes.

Continua após a publicidade

“Fizemos uma série de parcerias, inclusive com streamings e outros fornecedores de conteúdo, para tornar a academia uma plataforma mais rica. Vamos pensar em trabalhar com a divulgação da internet, dar publicidade à Academia. Estamos buscando inclusive pessoas que escrevam a respeito de assuntos que nos interessa fazer no fórum, fóruns de debates, além dos cursos propriamente ditos”, diz Marinho.

A iniciativa da “escola de direita”, inclusive, anda de mãos dadas com outra frente que fecha o quadrado da força-tarefa do PL, que são os seminários de comunicação.

Apenas neste ano, foram dois grandes eventos — com a presença de Bolsonaro, o presidente do PL, Valdemar Costa Neto, e a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro. Os encontros reúnem profissionais, big techs e estrategistas para discutir o fortalecimento da “comunicação política de direita”. Na última edição, realizada no final de maio em Fortaleza, o seminário contou ainda com apresentação de cases de sucesso e alinhamento de diretrizes para uma atuação “mais integrada, estratégica e eficiente nas redes, na imprensa e nos territórios”.

“É importante que haja esse contato com o presidente Bolsonaro e, a partir dessa empatia natural, que possam continuar transmitindo o nosso conteúdo, e acessando as nossas plataformas”, explica Marinho.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 9,90/mês*
OFERTA RELÂMPAGO

Revista em Casa + Digital Completo

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada edição sai por menos de R$ 9)
A partir de 35,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Ofertas exclusivas para assinatura Anual.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.