Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Victoria Bechara, Bruno Caniato, Valmar Hupsel Filho, Isabella Alonso Panho e Ramiro Brites. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

A dificuldade do PT para manter o controle de reduto histórico no ABC

Corrida eleitoral em Diadema tem empate entre prefeito José de Filippi Júnior (PT) e Taka Yamauchi (MDB), diz Paraná Pesquisas

Por Bruno Caniato Atualizado em 5 set 2024, 14h04 - Publicado em 5 set 2024, 11h51
  • Seguir materia Seguindo materia
  • A menos de um mês das eleições municipais, o PT enfrenta uma batalha acirrada para continuar no comando de Diadema, histórico reduto eleitoral do partido no ABC, na região metropolitana de São Paulo. A cidade caminha para um segundo turno entre Taka Yamauchi (MDB), que tem 40,1% das intenções de voto, e o prefeito José de Filippi Júnior (PT), com 39,3%, segundo levantamento divulgado pelo instituto Paraná Pesquisas nesta quinta-feira, 5.

    Um dos fundadores do PT, Filippi busca a reeleição para o quinto mandato em Diadema, município que já governou por duas gestões entre 1993 e 1997 e outras duas de 2001 a 2009. O petista foi deputado federal pela legenda e tesoureiro das campanhas presidenciais dos presidentes Luiz Inácio Lula da Silva, em 2006, e Dilma Rousseff, em 2010.

    Yamauchi, por sua vez, concorre pela terceira vez à prefeitura sem ter ocupado, anteriormente, nenhum cargo eletivo. O engenheiro é aliado político do prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), e comandou até o último mês de junho a SPObras, autarquia da secretaria municipal de Infraestrutura e Obras da capital paulista.

    Dentro da margem de erro de 3,7 pontos percentuais, Yamauchi e Filippi estão tecnicamente empatados na liderança da disputa. Em segundo lugar, também em situação de empate técnico, estão o farmacêutico Márcio Paschoal (Podemos), com 8,1%, e o ex-secretário municipal de Gestão de Pessoas, Gesiel Duarte (Republicanos), com 1,1%.

    Campo de batalha entre Lula e Bolsonaro

    A candidatura de José de Filippi é apoiada por uma ampla aliança de centro-esquerda entre o PT e outros oito partidos, em coligação composta por PDT, PSB, PSOL, Rede, PV, PCdoB, PSD e União Brasil. O presidente Lula vê como prioridade a permanência no controle de um de seus berços históricos no ABC paulista.

    Continua após a publicidade

    Do lado oposto, Taka Yamauchi é endossado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, que indicou a companheira de chapa Andreia Fontes (PL), e por uma coligação de centro-direita formada com PP, PRTB, PRD, DC, Mobiliza, Avante, Solidariedade, PSDB e Cidadania.

    O atual prefeito tem a seu favor a boa popularidade de Lula entre os eleitores de Diadema, com 56,7% de aprovação e 40,1% de rejeição à administração do governo federal no município. A gestão do próprio Filippi em seu quarto mandato na chefia da Prefeitura também tem razoável margem de apoio, somando 50,1% de avaliações positivas e 45,3% de negativas entre o eleitorado.

    O instituto Paraná Pesquisas entrevistou 720 eleitores em Diadema entre os dias 1º e 3 de setembro de 2024. O grau de confiança do levantamento é de 95% e a margem de erro é estimada em 3,7 pontos percentuais para mais ou para menos. O número de registro na Justiça Eleitoral é SP-01580/2024.

    Publicidade

    Publicidade
    Imagem do bloco

    4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

    Vejinhas Conteúdo para assinantes

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

    a partir de 39,96/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.