Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Victoria Bechara, Bruno Caniato, Valmar Hupsel Filho, Isabella Alonso Panho e Ramiro Brites. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

A enorme dificuldade do herdeiro político de Dino na disputa em São Luís

Mesmo com a máquina herdada do ministro do STF, a quem chama de 'professor', Duarte Jr. (PSB) está quase 40 pontos atrás do prefeito Eduardo Braide (PSD)

Por Victoria Bechara Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 10 set 2024, 11h24
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Herdeiro político do ex-governador, ex-ministro da Justiça e Segurança Pública no governo Lula e agora ministro do Supremo Tribunal Federal, Flávio Dino, o deputado federal Duarte Júnior (PSB) está com dificuldades para conquistar a prefeitura de São Luís, mesmo com todo o apoio da máquina política deixada pelo seu padrinho.

    Segundo pesquisa Quaest divulgada na segunda-feira, 9, ele tem apenas 21% das intenções de voto contra 60% do prefeito Eduardo Braide (PSD), que tenta a reeleição. O segundo pelotão de candidatos vem bem distante, com Wellington do Curso (Novo) com 3%, seguido por Dr. Yglésio (PRTB), com 2%. Fábio Câmara (PDT), Flávia Alves (Solidariedade) e Saulo Arcangeli (PSTU) têm 1% cada. Os indecisos são 5% e os brancos e nulos são 6%. O instituto ouviu 852 eleitores entre os dias 6 e 8 de setembro. A margem de erro é de três pontos percentuais. 

    O RIVAL - Eduardo Braide: prefeito tenta reeleição contra grupo criado por Dino
    FAVORITO – Eduardo Braide (PSD): prefeito de São Luís tem 60% das intenções de voto e pode conquistar novo mandato contra o grupo criado por Dino (@eduardobraide/Instagram)

    Há sinais da herança do agora ministro do STF em todo lugar. A começar pelo candidato escolhido pelo seu antigo grupo para disputar a prefeitura de São Luís. Duarte Jr., além de ser do mesmo partido ao qual Dino pertencia, o PSB, é um professor universitário e advogado de 37 anos que foi aluno de Dino na Faculdade de Direito da Universidade Federal do Maranhão e até hoje se refere a ele como “professor”, como mostrou reportagem de VEJA

    Duarte Jr. foi convidado logo após a formatura para o comando de postos da administração estadual quando Dino se tornou governador do estado. A chefia de órgãos como o Procon e o Viva Cidadão (serviço de emissão de documentos) o credenciou a ser eleito deputado estadual em 2018 e federal em 2022. Sua única derrota eleitoral foi em 2020, quando tentou a prefeitura de São Luís pela primeira vez e foi derrotado por Braide.

    Continua após a publicidade

    Máquina eleitoral

    Duarte Jr. disputa a prefeitura com praticamente a mesma máquina que sustentou o último projeto eleitoral de Dino, em 2022. Das dez legendas que apoiaram as campanhas do hoje ministro do STF ao Senado e de seu vice, Carlos Brandão, ao governo do estado, nove estão na campanha do candidato do PSB (veja o quadro).

    No total, a coligação terá doze partidos, reproduzindo a miscelânea ideológica característica das alianças formadas pelo seu padrinho. A chapa reúne siglas à direita e à esquerda e traz um ineditismo na atual campanha: é a única coligação de candidato a prefeito em uma capital que reúne PT e PL no mesmo palanque.

    arte São Luís
    (./.)
    Publicidade

    Publicidade
    Imagem do bloco

    4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

    Vejinhas Conteúdo para assinantes

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

    a partir de 39,96/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.