Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Imagem Blog

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Victoria Bechara, Bruno Caniato, Valmar Hupsel Filho, Isabella Alonso Panho e Ramiro Brites. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.

À espera de ciclone e onda de frio, Sul tem 411 cidades sob emergência

Com rios acima da cota de inundação e previsão de mais temporais, RS soma 161 mortos e 806 desaparecidos; SC e PR têm alertas para enchentes e deslizamentos

Por Bruno Caniato Atualizado em 21 Maio 2024, 12h16 - Publicado em 21 Maio 2024, 10h30

Os temporais que atingem Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná vêm se agravando nos últimos dias, e a previsão é de piora ao longo da semana. Na manhã desta terça-feira, 21, os dois estados da região Sul já somam 411 municípios em situação de emergência para chuvas intensas, enchentes e deslizamentos de terra. Os dados foram levantados por VEJA no Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2ID), do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional.

No Rio Grande do Sul, o total de mortes causadas pelos temporais subiu para 161, com 806 pessoas feridas e 85 desaparecidas, segundo boletim divulgado às 9h pela Defesa Civil do estado. A estimativa do governo estadual é de mais de 581 mil desalojados e cerca de 2,3 milhões de habitantes afetados de alguma forma pelas chuvas.

O nível do Lago Guaíba, que banha toda a região metropolitana de Porto Alegre, caiu 23 centímetros desde a manhã da última segunda-feira, 20, passando de 4,32 metros para 4,09 metros em 24 horas. Apesar do recuo, o volume das águas permanece muito acima da cota de inundação, de 3 metros, assim como cinco dos principais rios e lagos do estado — Gravataí, Sinos, Jacuí, Uruguai e Lagoa dos Patos. O monitoramento é realizado pela Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (Sema) estadual e pelo Serviço Geológico do Brasil (SGB).

Santa Catarina tem mais inundações

Em Santa Catarina, já chega a 24 o número de cidades que registraram inundações em razões das chuvas desde o último final de semana. A Defesa Civil do estado calcula que 704 pessoas tiveram que deixar suas casas desde 11 de maio, quando os temporais chegaram com mais força à região, sendo o pior quadro observado nos municípios do Vale do Itajaí.

Nesta terça-feira, o governo catarinense anunciou que a União vai destinar 95 milhões de reais em emendas parlamentares para o enfrentamento das enchentes. Entre sexta-feira e domingo, o volume acumulado de chuvas no estado chegou a 230 milímetros, mais que os 100 milímetros inicialmente previstos para todo o mês de maio. No domingo, o governador Jorginho Mello (PL) decidiu ativar um Centro Integrado de Operações (CIOP) para monitorar os estragos.

Continua após a publicidade

Paraná

O Paraná, por sua vez, tem quinze municípios em estado de emergência para inundações e enchentes, mas segue sem ocorrências de inundações e deslizamentos de terra. Nas últimas semanas, o governo estadual vem focando em incentivar doações para o Rio Grande do Sul, arrecadando cerca de 11,5 mil toneladas de bens e alimentos destinados às vítimas gaúchas.

Previsão é de chuvas e frio intenso

A passagem de um ciclone extratropical pelo Sul na próxima quinta-feira, 23, deve intensificar as chuvas no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina ao longo da semana. Em algumas regiões desses dois estados, o volume acumulado de precipitação entre hoje e sexta-feira, 24, pode ultrapassar os 100 milímetros, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Em razão da previsão de novos temporais, o risco de novas enchentes e deslizamentos nos próximos quatro dias é considerado “muito alto” para os municípios banhados pela Lagoa dos Patos — que recebe o escoamento das águas do Guaíba —, “alto” no sudoeste gaúcho e na região metropolitana de Porto Alegre e “moderado” no oeste catarinense e na Grande Florianópolis. As projeções são do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden).

Ainda de acordo com o Inmet, o ciclone extratropical e a massa de ar frio polar que atravessarão os dois estados devem provocar fortes vendavais, com rajadas de vento acima de 80 quilômetros por hora entre quinta e sexta-feira, e derrubar as temperaturas locais. A previsão é que as mínimas em Porto Alegre fiquem abaixo dos 10ºC ao longo do final de semana, e todo o Rio Grande do Sul e a região da divisa com Santa Catarina devem sofrer com geadas entre sexta-feira e domingo.

Publicidade

Imagem do bloco

4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

Vejinhas Conteúdo para assinantes

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.