Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Imagem Blog

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Victoria Bechara, Bruno Caniato, Valmar Hupsel Filho, Isabella Alonso Panho e Ramiro Brites. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.

A estreia de Janja como articulista na imprensa internacional

Em texto no prestigiado jornal francês 'Le Monde', a primeira-dama analisa o papel das mulheres durante conflitos armados

Por Da Redação Atualizado em 13 Maio 2024, 23h56 - Publicado em 31 jul 2023, 14h24

Nesta segunda-feira, 31, o jornal francês Le Monde publicou um artigo de opinião escrito pela primeira-dama do Brasil, Janja da Silva. No texto, intitulado “São os homens que decidem ir para a guerra, e são as mulheres que sofrem as piores consequências” e disponível em francês e inglês, a socióloga analisa o papel feminino na proteção da família e argumenta que “é impossível construir a paz sem a participação ativa das mulheres”.

Além de ser um dos mais tradicionais jornais da França, com início da circulação em 1944, o Le Monde tem amplo alcance mundial e destaca-se por seu viés de centro-esquerda. O artigo marca a primeira publicação internacional de Janja em um grande veículo de imprensa.

Em sua análise, a socióloga relata que acompanhou Lula na cúpula do G7, realizada no Japão, em maio, e que visitou com o presidente o Memorial da Paz de Hiroshima, erguido em homenagem às vítimas das bombas nucleares lançadas pelos Estados Unidos, que deixaram, ao menos, 126 mil pessoas mortas. A partir dessa experiência, Janja discorre sobre a falta de participação das mulheres em decisões políticas e afirma que “a guerra é um instrumento para a perpetuação de desigualdades econômicas, sociais, raciais e de gênero”.

Lula e Janja casaram-se em maio de 2022. Durante as eleições do ano passado, a socióloga manifestou sua intenção de “ressignificar” o papel da primeira-dama e participou ativamente da organização de eventos eleitorais do petista. Desde o início do mandato de Lula, ela tem seu próprio gabinete no Palácio do Planalto e atua na promoção da igualdade de gênero e da segurança alimentar.

Publicidade

Imagem do bloco

4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

Vejinhas Conteúdo para assinantes

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.