Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Victoria Bechara, Bruno Caniato, Valmar Hupsel Filho, Isabella Alonso Panho e Ramiro Brites. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

A liderança da esquerda em uma das capitais do agronegócio

Campanha em Goiânia será uma das mais disputadas do país

Por Isabella Alonso Panho Atualizado em 9 Maio 2024, 10h38 - Publicado em 6 fev 2024, 08h37
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Delagada Adrina Accorsi (PT) lidera as pesquisas e rivaliza o pódio com Gustavo Gayer (PL), à esquerda, e Vanderlan Cardoso (PSD), à direita
    Delagada Adrina Accorsi (PT) lidera as pesquisas e rivaliza o pódio com Gustavo Gayer (PL), à esquerda, e Vanderlan Cardoso (PSD), à direita (Bruno Spada e Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados e Roque de Sá/Agência Senado/Divulgação)

    Uma pesquisa divulgada pelo Instituto Paraná Pesquisas mostra que uma petista, a deputada federal Delegada Adriana Accorsi (PT-GO), lidera as pesquisas de intenção de voto para a prefeitura de Goiânia com uma pequena vantagem numérica sobre os principais rivais, o senador Vanderlan Cardoso (PSD) e o também deputado federal Gustavo Gayer (PL). O levantamento confirma a impressão de que o cenário da capital de Goiás ainda é bastante indefinido e muitos fatores podem mudar a atual tendência, sobretudo o posicionamento do governador Ronaldo Caiado, que tem alta popularidade e ainda não definiu o nome que irá apoiar.

    Na pesquisa espontânea, Adriana tem 4,7% das intenções de voto e fica quase empatada com Gayer, que tem 4,6%. Na sequência, Vanderlan crava 2,8% e o atual prefeito, Rogério Cruz (Republicanos), fica em quarto lugar, com 2,4%. Outros nomes — como o de Gustavo Mendanha (Patriota), que retirou a candidatura para apoiar Janio Darrot (MDB) — têm menos de 1%.

    No cenário estimulado, Adriana Accorsi atinge 22,1%, enquanto Vanderlan, fica com 20,6%. Os dois são nomes mais antigos da política goiana. Gayer obtém 19,7% e o deputado estadual Bruno Peixoto (União Brasil), correligionário do governador Ronaldo Caiado, aparece em quarto, com 10,7%. Só então vem o atual prefeito, com 7,4%.

    Um dos movimentos mais importantes do xadrez da eleição goianiense é o apoio do governador Ronaldo Caiado (União Brasil), que tem 81% de aprovação no estado e já se cacifa para enfrentar Lula na eleição de 2026. Até o momento, não há uma definição oficial, mas a tendência é que ele apoie Darrot, um nome mais moderado, de centro-direita, deixando para trás inclusive o colega de sigla.

    Continua após a publicidade

    Rejeição

    O atual prefeito de Goiânia, Rogério Cruz, tem sérios problemas na campanha, pois lidera a pesquisa de rejeição: 39,1% dos entrevistados pelo Instituto Paraná Pesquisas disseram que não votariam nele nas eleições deste ano. Ex-vereador, o republicano era o vice do prefeito eleito, Maguito Vilela (MDB). O emedebista morreu no começo do mandato por causa de complicações da covid-19. Cruz é natural do Rio de Janeiro e pastor evangélico licenciado da Igreja Universal. Ele apoiou Caiado nas eleições de 2022, mas, ao que tudo indica, o gesto não vai ser retribuído.

    Pelo critério de rejeição, Adriana tem um índice melhor que o do prefeito, 26,8%. Gayer e Vanderlan ficam próximos nesse quesito, com 16,8% e 16,2%, respectivamente. Darrot, que deve ter o apoio de Caiado, tem 7,1% e fica em último lugar no índice de rejeição da pesquisa.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    2 meses por 8,00
    (equivalente a 4,00/mês)

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.