Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Imagem Blog

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Victoria Bechara, Bruno Caniato, Valmar Hupsel Filho, Isabella Alonso Panho e Ramiro Brites. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.

A maior “façanha” do candidato bolsonarista ao Senado por SP

Há sinais fortes de que o ex-ministro Marcos Pontes será o nome ungido pelo presidente para a disputa pela vaga paulista

Por Sergio Ruiz Luz Atualizado em 22 jul 2022, 16h50 - Publicado em 22 jul 2022, 16h39

A acirrada disputa de políticos para ver quem será o nome ungido por Jair Bolsonaro para concorrer ao Senado por São Paulo parece ter acabado com os fortes sinais de que a escolha do presidente recairá por Marcos Pontes. Assim, ele se torna o vencedor do páreo que contava com concorrentes como Janaína Paschoal, Carla Zambelli e Marco Feliciano. Caso Bolsonaro não mude de ideia e Pontes seja bem-sucedido na missão eleitoral, restará a dúvida se o astronauta e ex-ministro não vai repetir no Senado a característica mais marcante de sua passagem pela Esplanada dos Ministérios. Se Pontes tiver na casa legislativa o mesmo desempenho, o Senado deverá ganhar um novo campeão de faltas.

Empossado titular do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações pelo presidente Jair Bolsonaro em 2019, ele se notabilizou por passar a maior parte do tempo longe de Brasília. Foi o ministro que mais viajou para fora do país na atual gestão, com uma quilometragem que daria para realizar 454 vezes o percurso de ida e volta que fez a bordo da nave russa Soyuz na pioneira missão espacial. Levantamento feito por VEJA com base em dados do governo mostra que ele fez 107 viagens, vinte internacionais —de Paris à Antártica —, e gastou meio milhão de reais em diárias e passagens.

Há um contraste entre essa agenda viajandona (incluindo o gasto demandado pelos tours constantes) e a realidade da pasta que comandava. No fim do ano passado, ele ameaçou pedir demissão após o corte de 690 milhões de reais, ou 90%, do orçamento de pesquisa. Pontes também ficou conhecido por outra “façanha”: a de prometer desenvolver uma vacina nacional contra a Covid-19, o que nunca ocorreu.

 

Publicidade

Imagem do bloco
Continua após publicidade

4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

Continua após publicidade

Vejinhas Conteúdo para assinantes

Continua após publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.