Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Victoria Bechara, Bruno Caniato, Valmar Hupsel Filho, Isabella Alonso Panho e Ramiro Brites. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

A nova medida do governo que deverá aumentar o preço do diesel

Alta do percentual do biodiesel no combustível, no entanto, deve baratear produto a longo prazo e vai favorecer transição energética, afirma governo

Por Laísa Dall'Agnol Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 17 mar 2023, 17h05
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O governo Luiz Inácio Lula da Silva anunciou, nesta sexta-feira, 17, o aumento do percentual obrigatório — de 10% para 12% — da mistura do biodiesel ao diesel a partir do próximo mês.

    Divulgada pelo ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, a medida deverá impactar em alta de dois centavos no preço do combustível nos postos de gasolina. A decisão foi tomada após a primeira reunião do ano do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), com Lula e demais ministros. Segundo Silveira, o percentual será escalonado anualmente até chegar ao patamar de 15% em 2026.

    Como tentativa de frear a escalada nos preços dos combustíveis e de controlar a inflação, o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro havia fixado o percentual obrigatório do biocombustível no diesel em 10% em 2021.

    Após a reunião desta sexta-feira, 17, o ministro-chefe da Casa Civil Rui Costa afirmou que o aumento da alíquota deverá, a longo prazo, viabilizar um cenário de oferta de energia mais barata no país, além de viabilizar a transição energética e de produção de energia limpa ao mesmo tempo em que acena para o fortalecimento das cadeias produtivas, inclusive da agricultura familiar.

    “Isso vai tornando o Brasil autossuficiente em diesel, ao mesmo tempo que estimula a produção agrícola. Hoje, ainda predominante nas grandes plantações de soja, mas o governo cresce o incentivo para a agricultura familiar produzir de diversas formas o biocombustível”, disse.

    A decisão também foi comemorada pelo setor, que pleiteava o destrave do percentual obrigatório do biodiesel no combustível. A Associação dos Produtores de Biocombustíveis do Brasil (Aprobio) afirmou que a medida recoloca o país não apenas como referência no modelo de transição energética, mas garante um cenário de “previsibilidade e segurança jurídica”.

    Publicidade

    Publicidade
    Imagem do bloco

    4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

    Vejinhas Conteúdo para assinantes

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

    a partir de 39,96/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.