Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Victoria Bechara, Bruno Caniato, Valmar Hupsel Filho, Isabella Alonso Panho e Ramiro Brites. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

A única pesquisa que coloca Marçal liderando a disputa em São Paulo

Resultado do Veritá diverge dos três outros institutos que apontaram empate triplo na semana passada

Por Da Redação Atualizado em 16 set 2024, 11h34 - Publicado em 16 set 2024, 10h13
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Pesquisa de intenções de voto para a disputa pela prefeitura de São Paulo divulgada pelo Instituto Veritá nesta segunda-feira, 16, aponta o candidato do PRTB, Pablo Marçal, na liderança isolada, com 32,1%, seguido de Guilherme Boulos (PSOL), com 26%, e do prefeito e candidato à reeleição, Ricardo Nunes (MDB), com 18,1%. O Veritá é o único instituto a colocar Marçal na dianteira isolada da disputa. Na semana passada, o Quaest, o Datafolha e o Paraná Pesquisas apontaram empate técnico entre os três candidatos, com o ex-coach na terceira colocação em números absolutos.

    De acordo com a pesquisa do Instituto Veritá, Tabata Amaral (PSB) tem 5,5% e o candidato do PSDB, José Luiz Datena, aparece com 5,4%, seguido de Marina Helena (Novo). Os demais candidatos tiveram pontuação absoluta menor que 1%. Entre os entrevistados, 5% disseram que pretendem votar em branco ou nulo e 3,6% não responderam.

    O instituto informa que fez 3.020 entrevistas “por meio de unidade automatizada de respostas com reconhecimento de voz e transcrição de áudios em textos com utilização de questionário eletrônico elaborado de acordo com os objetivos da pesquisa”. Segundo o Veritá, a margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%.

    No final de agosto, o mesmo instituto apontou que Marçal tinha 3o,9% das intenções de voto, e era seguido por Boulos, com 21,6%, e Nunes, com 14,2%. Datena aparecia com 6,3%, Tabata com 5,8% e Marina Helena com 3,6%.

    Comparação

    Na semana passada três institutos apontaram a liderança numérica de Ricardo Nunes na disputa pela prefeitura de São Paulo, mas em uma situação de empate técnico com Boulos e Marçal, dentro da margem de erro.

    Continua após a publicidade

    Divulgado na quarta-feira passada, 11, o levantamento feito pelo instituto Quaest registrou Nunes com 24%, Marçal com 23% e Boulos com 21%. O instituto ouviu 1.200 eleitores entre os dias 8 e 10 de setembro. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.

    Na quinta-feira, o Datafolha divulgou seus números: Nunes com 27%, Boulos com 25% e Marçal com 19%. O levantamento ouviu presencialmente 1.204 pessoas nos dias 10 a 12 de setembro e tem margem de erro de 3 pontos perceituais.

    No dia seguinte, 13, o Paraná Pesquisas apontou o prefeito Nunes com 25,1%, Guilherme Boulos com 24,7% e Marçal com 21%. O instituto ouviu 1.500 eleitores em entrevistas presenciais realizadas entre 9 de 12 de setembro. A margem de erro é de 2,6 pontos percentuais para mais ou para menos.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

    a partir de 39,96/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.