A visita de Lula ao Ceará, o único estado onde o PT enfileira vitórias
Presidente vai inaugurar hospital com o governador Elmano de Freitas, o ministro Camilo Santana e o prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão, todos petistas

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva desembarca em Fortaleza na próxima quarta-feira, 19, para a inauguração do Hospital Universitário do Ceará. Esta é a primeira viagem do petista ao estado neste ano.
O anúncio foi feito pelo governador e aliado Elmano de Freitas (PT) ao lado de Lula nas redes. Aliados, por sinal, é o que não vão faltar. Além de Elmano, estarão presentes no evento o seu antecessor no estado, o ministro da Educação, Camilo Santana, e o prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão (PT). Os correligionários participaram de reunião em Brasília nesta semana com Lula e com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.
“Apresentamos ao presidente Lula uma série de ações e novos investimentos visando a ampliação dos serviços de saúde em Fortaleza e em todo o Estado”, publicou o governador do Ceará. “Seguimos juntos na busca por melhorias para nossas unidades e na qualidade de atendimento para nossa gente”, escreveu.
A primeira viagem do ano de Lula ao Ceará estava prevista para fevereiro. O presidente participaria da assinatura da duplicação da BR-116, mas acabou cancelando a visita.
Nos próximos meses, a expectativa é a de que o petista retorne ao estado para novas entregas ao lado de Elmano. Uma dessas viagens deve incluir visita às obras do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), em Fortaleza. No início do ano, o MEC assinou o convênio com o governo estadual para autorizar a segunda etapa das obras da unidade. A conclusão da obra está oportunamente prevista para dezembro de 2026.
Modelos
Em meio a um cenário de aprovação do governo federal em queda, Camilo Santana e Elmano de Freitas são tidos como exemplos positivos de gestões petistas.
No MEC, Camilo tem sido bem-sucedido ao emplacar programas aclamados como o Pé-de-Meia e o Mais Professores e já é ventilado como um possível sucessor de Lula. Elmano, por sua vez, tem apresentado bons índices educacionais e econômicos do estado. A crise na segurança pública e o avanço das facções criminosas, por outro lado, ligaram o alerta do governo, que no último mês lançou um plano de metas para reduzir a criminalidade. O plano inclui, além da redução dos índices de violência, a valorização de profissionais das forças de segurança.
O Ceará é um raro exemplo de localidade onde o PT enfileira vitórias nos últimos anos. O PT está no seu terceiro mandato consecutivo à frente do estado — dois com Camilo Santana e o atual, com Elmano de Freitas. Além disso, a vitória de Evandro Leitão em Fortaleza foi a única do partido em capitais na eleição do ano passado. De quebra, Camilo Santana foi eleito senador pelo estado com quase 70% dos votos em 2022.