Adolescente mata criança a facadas e deixa três feridos em escola no RS
Jovem de 16 anos foi contido por pessoas no local até a chegada da polícia; Vitor Gambirazi, de 9 anos, não resistiu aos ferimentos e morreu no hospital

Um adolescente de 16 anos invadiu uma escola com um facão e matou uma criança na manhã desta terça-feira, 8, no Rio Grande do Sul. O caso ocorreu na Escola Municipal Maria Nascimento Giacomazzi, no município gaúcho de Estação.
A vítima fatal foi identificada como Vitor André Kungel Gambirazi, de 9 anos, que cursava o terceiro ano do ensino fundamental e foi golpeado no tórax. Ele chegou a ser socorrido e levado ao hospital, mas não resistiu aos ferimentos e morreu durante o atendimento.
Além de Vitor, o adolescente esfaqueou duas meninas, ambas de 8 anos de idade, e uma professora de 34 anos. As três foram encaminhadas a hospitais da região e uma das alunas foi liberada após atendimento médico.
Segundo as autoridades, o adolescente entrou na escola por volta das 10h e começou a atacar crianças e professores de maneira, aparentemente, aleatória — após atingir quatro vítimas, ele foi contido por pessoas na escola até a chegada da Polícia Militar e detido. Ainda não há indícios claros sobre o que pode ter motivado o atentado.
‘É inaceitável violência atravessar os muros de uma escola’, declara Leite
Em meio à repercussão do caso, o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSD), usou as redes sociais para lamentar o ocorrido e informar que as escolas gaúchas terão equipes de segurança reforçadas. “Nada é mais inaceitável do que a violência atravessar os muros de uma escola”, publicou em seu perfil oficial no X (ex-Twitter).
É difícil encontrar palavras que deem conta da dor provocada pela tragédia que abalou Estação nesta manhã. Uma criança perdeu a vida dentro da Escola Municipal Maria Nascimento Giacomazzi e outras foram feridas por um adolescente, que já foi capturado.
O que aconteceu não pode…
— Eduardo Leite (@EduardoLeite_) July 8, 2025
Em entrevista à imprensa local, o prefeito de Estação, Geverson Zimmermann (PSDB), afirmou que o adolescente entrou na escola “pela porta da frente” durante o horário de aula e teria pedido para ir ao banheiro antes de invadir uma sala do terceiro ano do ensino fundamental.
Após o ataque, a prefeitura de Estação informou, em comunicado, que as aulas na rede municipal estão suspensas por tempo indeterminado.