Alagoas: Justiça Eleitoral cria observatório para combate às fake news
Iniciativa une tribunais, MP e universidades para o enfrentamento da desinformação e a promoção da educação midiática em diversas áreas da sociedade

A Justiça Eleitoral de Alagoas inaugurou, no estado, o Observatório da Desinformação, núcleo multidisciplinar voltado ao ao enfrentamento da desinformação e à promoção da educação midiática em diversas áreas da sociedade. O lançamento da iniciativa ocorreu na última quarta-feira, 26, na sede do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE-AL), em Maceió.
O núcleo será responsável por desenvolver pesquisas sobre as notícias falsas que circulam nas redes sociais, promover campanhas de conscientização da população, defender a integridade das informações sobre o sistema eleitoral e disponibilizar orientação jurídica para vítimas e denunciantes de fake news. O TRE-AL destaca que a prática da desinformação “ameaça a credibilidade das eleições e a confiança da população no processo democrático”.
O Observatório da Desinformação é um projeto coordenado pelo TRE-AL em parceria com o Ministério Público Federal (MPF), Ministério Público Eleitoral (MPE), Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) e a Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Diversas universidades federais também fazem parte do projeto.