“Alcolumbre transformou o Congresso em capacho do STF”, diz Malafaia
O pastor criticou duramente a articulação em curso entre o presidente do Senado e o Supremo para se contrapor ao PL da Anistia apoiado pelo bolsonarismo

O pastor Silas Malafaia, um dos maiores avalistas do PL da Anistia e do ex-presidente Jair Bolsonaro, disse nesta terça-feira, 29, que o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), está transformando o Congresso em um “capacho” do Supremo Tribunal Federal (STF). O inflamado líder religioso da Assembleia de Deus também prometeu que irá aumentar a articulação no Senado e a pressão sobre os senadores que aderirem à proposta de conciliação articulada por Alcolumbre. “Fizemos pressão na Câmara para aprovar a anistia. Agora, a pressão vai ser ainda maior. Quero ver se os senadores vão ficar contra o povo.”
A fala do influente pastor evangélico é uma reação à notícia veiculada pela Folha de S. Paulo de que o Supremo, junto com o Senado, estaria costurando um acordo para que os executores do 8 de janeiro recebam penas mais brandas, enquanto os mentores do ataque — dentre eles, o ex-presidente Jair Bolsonaro e os demais denunciados pela Procuradoria-Geral da República em fevereiro — sejam penalizados com mais força.
“O STF acaba de provar que essa conversa de golpe não passa de uma farsa, de uma perseguição política comandada pelo ditador Alexandre de Moraes”, diz Malafaia em vídeo. “Aqui vem a primeira vergonha. Que dizer, Davi Alcolumbre e Hugo Motta (Republicanos-PB), que vocês têm que pedir autorização ao STF para fazer lei? Vocês estão fazendo que o Congresso Nacional seja capacho do STF? Isso é uma afronta a todos os senadores e deputados”, disse Malafaia.
O líder do PL na Câmara, deputado Sóstenes Cavalcante, também criticou o possível acordo, usando o mesmo tom de Malafaia. Ele reuniu as assinaturas necessárias para que o PL da Anistia tramite em regime de urgência, mas a proposta não foi colocada em pauta pelo presidente da Casa. Motta tem evitado se comprometer com a medida.
Ato pró-anistia em Brasília
De dentro da UTI, o ex-presidente Jair Bolsonaro convocou para o próximo dia 7 de maio uma manifestação em Brasília a favor da anistia dos presos do 8 de janeiro. Ele já fez atos em Copacabana e em São Paulo, ambos organizados por Malafaia.
“O ato em Brasília é para marcarmos a posição pró-anistia, não estamos preocupados com o número de pessoas que vão comparecer à manifestação”, garante o pastor. Segundo ele, os bolsonaristas querem que os presos do 8 de janeiro sejam julgados fora do Supremo, em tribunal de primeira instância, e condenados com base em provas de depredação de patrimônio, quando for esse o caso. “É uma vergonha como o STF está lidando com esse caso”, critica Malafaia. “É uma farsa e a articulação do Alcolumbre com o STF acaba de comprovar que é mesmo uma farsa”, conclui.