Ao lado de Lula, prefeito ‘tiktoker’ responde a vaias com ‘coraçãozinho’
Aliado de Tarcísio de Freitas, Rodrigo Manga participou de entrega de ambulâncias do SAMU com autoridades do governo federal

O prefeito de Sorocaba (SP), Rodrigo Manga (Republicanos), foi vaiado por apoiadores do governo federal em evento ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ao assumir o palanque, o gestor municipal foi recebido com assobios e gritos de “Fora, Manga!” pelos presentes.
A princípio, Manga tentou ignorar as vaias, sob olhares constrangidos de Lula, do vice-presidente, Geraldo Alckmin, do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e outras autoridades federais que estavam no tablado. Diante das constantes manifestações de repúdio, Manga interrompeu seu discurso e ironizou: “Cumprimentar a galera do sindicato que tá vaiando, mas ó: Deus abençoe vocês aí, também”, disse, fazendo um sinal de “coraçãozinho” com as mãos.
O mal-estar persistiu ao longo do evento, com novas vaias sendo puxadas contra o prefeito. Ao encerrar seu discurso, em aceno de solidariedade, Lula afirmou que Manga é bem-vindo em Brasília. “Prefeito, pode marcar audiência, leve sua pauta e reivindicação, que você será tratado com o maior respeito que um presidente tem que ter com os prefeitos de todo o país”, declarou o presidente.
Sucesso nas redes sociais, prefeito é marcado por discurso ideológico
Eleito em 2020 e reeleito em primeiro turno nas eleições municipais de 2024, Rodrigo Maganhato é figura popular nas redes sociais e acumula 2,3 milhões de seguidores no Instagram e 2,5 milhões no TikTok, feito que lhe tornou conhecido como “prefeito tiktoker”. O gestor é aliado do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), e tem bons índices em pesquisas de aprovação da administração pública em Sorocaba.
Nos vídeos, “Manga” adota um tom descontraído e faz piadas e performances. Em publicação recente, ele aparece arremessando um saco de lixo em frente a um posto de saúde e declarando: “Não é porque é SUS que tem que ser um lixão”. Outra gravação, que anuncia aulas de canoa em uma nova lagoa municipal, mostra o prefeito em trajes de esporte aquático remando sobre uma prancha e mergulhando.
Evangélico, Manga é criticado por opositores pelas fortes marcas ideológicas da direita conservadora. No mês passado, às vésperas do Carnaval, ele propôs uma multa de 1 milhão de reais a quem “zombasse de Jesus” durante as festividades.
Em 2023, no contexto da guerra entre Israel e Hamas na Faixa de Gaza, o prefeito aprovou uma lei que proíbe manifestações de apoio ao grupo jihadista islâmico em Sorocaba. Outra polêmica foi ter viajado a Brasília para receber os brasileiros repatriados de Gaza, promovendo a ação nas redes como um resgate financiado pela prefeitura sorocabana.
No mês passado, o prefeito protagonizou uma troca digital de farpas com a então presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann (atual ministra das Relações Institucionais). Em suas redes, Gleisi publicou um vídeo em que um ator interpretava Manga, em tom de deboche, dizendo que os eleitores “caíram em campanha de marketing” e que o prefeito não cumpria suas promessas. Em resposta, o gestor municipal afirmou que foi “reeleito com a maior votação da história de Sorocaba” e que “os prefeitos do PT podem replicar” seus projetos na cidade.