Relâmpago: Revista em casa por 8,98/semana
Imagem Blog

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Bruno Caniato, Isabella Alonso Panho, Heitor Mazzoco e Pedro Jordão. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.

O que disse Bolsonaro em interrogatório a Moraes sobre golpe no STF

Ex-presidente depôs por duas horas e foi o sexto réu do chamado 'núcleo crucial' da trama golpista a ser ouvido

Por Bruno Caniato Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 10 jun 2025, 17h01 - Publicado em 10 jun 2025, 14h00

Nesta terça-feira, 10, o ex-presidente Jair Bolsonaro foi interrogado pelo Supremo Tribunal Federal sobre tentativa de golpe de Estado, conforme denúncia oferecida pela Procuradoria-Geral da República. Ele foi questionado pelo ministro Alexandre de Moraes, relator do processo; pelo ministro Luiz Fux, do STF; pelo procurador-geral Paulo Gonet; e pelos advogados de defesa seus e de outros réus.

Bolsonaro foi o sexto réu a ser ouvido na fase de interrogatórios do julgamento. Mais cedo nesta terça, foram questionados o ex-comandante da Marinha, Almir Garnier, o ex-ministro da Defesa, Anderson Torres, e o ex-ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Augusto Heleno; ontem, foram interrogados o ex-ajudante de ordens de Bolsonaro e autor da delação, Mauro Cid, e o deputado federal e ex-chefe da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Alexandre Ramagem (PL). Confira as principais declarações dos réus do primeiro e do segundo dia de oitivas.

Confira abaixo, em tempo real, os principais destaques do depoimento do ex-presidente ao Supremo.

16h41 — Acaba o interrogatório de Jair Bolsonaro sobre tentativa de golpe

Sessão volta às 17h com a oitiva de Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa.

16h38 — Bolsonaro afirma que seria fácil trocar comandos militares por apoiadores de golpe

Questionado pelo advogado de defesa Paulo Amador, ex-presidente diz que “não tinha esse objetivo”, mas que bastaria “uma nomeação no Diário Oficial”. Na denúncia, a PGR argumenta que o golpe não foi adiante por resistência dos comandantes do Exército, Freire Gomes, e da Aeronáutica, Baptista Júnior.

16h32 — Bolsonaro diz que soube de planos para monitorar e assassinar Moraes e Lula pela imprensa

Em resposta a seu advogado de defesa, Celso Vilardi, ex-presidente afirma que nunca foi informado sobre qualquer plano para tirar a vida de autoridades. Ele também nega ter rascunhado ou mantido em seus dispositivos alguma minuta de golpe.

16h24 — ‘Nem sei o que Braga Netto estava fazendo lá’, diz Bolsonaro sobre reunião com militares após eleição

Gonet questiona ex-presidente por mobilizar chefes militares em dezembro de 2022, após derrota eleitoral, incluindo a presença de seu vice que já havia deixado o cargo de ministro. Bolsonaro diz que reunião foi convocada para “discutir hipóteses” e atribui decisão ao seu “temperamento” — na ocasião, segundo as investigações, houve conversa sobre alternativas ao reconhecimento da vitória de Lula.

Continua após a publicidade

16h20 — ‘Alguém pegou em algum lugar esse discurso aí’, diz Bolsonaro sobre documento apreendido em sua sala no PL

Texto encontrado pela PF no gabinete do ex-presidente na sede do partido esboçava discurso presidencial em caso de golpe. Bolsonaro diz que recebeu documento de seu advogado, Paulo Amador, que o havia extraído dos autos do inquérito.

16h16 — ‘Não procede que eu colaborei com o 8 de janeiro’, afirma Bolsonaro

Interrogado por Paulo Gonet, ex-presidente diz que “nós repudiamos baderna” e lê tuíte publicado na data dos atentados, quando estava nos Estados Unidos, no qual criticou as manifestações violentas. O ex-mandatário insiste que não atuou para inflamar protestos em frente aos quartéis, repete que agiu para desmobilizar os caminhoneiros e diz que nunca considerou “intervenção militar ou AI-5”.

16h10 — ‘Se eu almejasse o caos no Brasil, era só ficar quieto’, diz Bolsonaro sobre manifestações de caminhoneiros

Ex-presidente diz ter provas em vídeo de que atuou para desmobilizar os bloqueios de rodovias por apoiadores. “Não houve estímulo ao confronto da minha parte”, afirma Bolsonaro, acrescentando que a transição de governo foi pacífica e que não convocou nenhum protesto.

16h06 — Gonet questiona Bolsonaro sobre ataques contra ministros do STF em 7 de setembro

“Ou o chefe desse Poder enquadra o seu [Poder], ou pode sofrer aquilo que não queremos”, declarou Bolsonaro na ocasião. Interrogado, o ex-presidente diz que todos conhecem “o seu temperamento explosivo” e diz que tem histórico de atritos a Luís Roberto Barroso, mas não fez “ameaça a nenhum Poder”.

15h50 — ‘Era melhor ficar lá do que vir pra Esplanada’, diz Bolsonaro sobre acampamentos em quartéis

Ex-presidente diz que nunca se encontrou com manifestantes e volta a criticar penas “injustas” contra condenados por participação no 8 de janeiro. Bolsonaro nega, ainda, ter recebido pedido do general Mario Fernandes, também réu na trama golpista, para intervir a favor de um caminhoneiro que temia ser preso.

Continua após a publicidade

15h44 — ‘Não me lembro de reunião reservada entre mim e Heleno’, diz Bolsonaro

Em dezembro de 2022, ex-ministro-chefe do GSI deixou formatura de neto e pediu “carona” em avião da FAB ao comandante da Aeronáutica, Baptista Júnior, alegando ter sido convocado imediatamente por Bolsonaro. O ex-presidente diz que não se recorda da convocação urgente, mas brinca que “por vezes também dá a desculpa de que a sogra está chamando” para fugir de eventos.

15h40 — Bolsonaro confirma reunião com Marcos do Val e Daniel Silveira, também revelada por VEJA

No encontro, senador se ofereceu para gravar Alexandre de Moraes em busca de provas para descredibilizar o ministro, então presidente do TSE. Ex-presidente afirma que o parlamentar do Podemos apenas disse que tinha uma boa relação com Moraes.

15h38 — Bolsonaro confirma reunião com Zambelli e Delgatti em 2022 revelada por VEJA

“Não entendo nada de informática, não senti confiança nele e nunca mais tive contato”, diz ex-presidente sobre encontro com ex-deputada federal e hacker. Ele diz que encaminhou Delgatti à Comissão de Transparência Eleitoral.

15h33 — ‘Eu gostaria de convidá-lo pra ser meu vice em 2026’, brinca Bolsonaro com Moraes

Ex-presidente faz comentário após citar encontros com eleitores no Nordeste. “Eu declino”, diz o ministro, laconicamente. “Meu ministro”, insiste Bolsonaro.

15h29 — Bolsonaro afirma que não soube de reunião entre Nogueira e chefes militares

Segundo depoimentos de Mauro Cid, Freire Gomes (Exército) e Baptista Júnior (Aeronáutica), foi nesta ocasião que Almir Garnier (Marinha) declarou que “tropas estavam à disposição” caso o presidente decidisse assinar um golpe. Reunião ocorreu no Ministério da Defesa em dezembro de 2022.

Continua após a publicidade

15h23 — ‘Considerandos’ sobre medidas de exceção foram exibidas em reunião com militares, diz Bolsonaro

Ex-presidente confirma delação de Mauro Cid e depoimento de Freire Gomes, então chefe do Exército, sobre reunião com ministro da Defesa e os três comandantes das Forças Armadas no Palácio do Alvorada. Na ocasião, os “considerandos” foram apresentados em um telão no computador operado por Cid — Bolsonaro sustenta que não se tratava de uma minuta de golpe, e sim de um documento sem cabeçalho.

15h20 — ‘Conselho da República não foi convocado’, diz Bolsonaro sobre acusação de planejar intervenção

Consulta ao órgão colegiado é obrigatória para decretação de estado de sítio ou de defesa. Manuscrito sobre o assunto está na mesa de interrogatório de Bolsonaro neste momento — a tese da defesa é de que nenhum movimento concreto, como a convocação do Conselho da República, teria sido tomado rumo a um golpe de Estado.

15h15 — Bolsonaro diz que ‘nunca tratou’ de minuta de golpe com Filipe G. Martins

Ex-presidente diz que assessor especial foi “bater um papo” com ele, acompanhado de um padre, e nega ter recebido documento que esboçava uma tomada de poder com base no artigo 142 da Constituição. Entrega do texto a Bolsonaro foi delatada por Mauro Cid, que diz que estava presente na reunião e testemunhou o ocorrido.

15h08 — ‘Minha intenção nunca foi descredibilizar, sempre foi alertar’, diz Bolsonaro sobre críticas às urnas

Interrogado sobre ataques ao sistema eleitoral, ex-presidente diz que pode ter “exagerado na retórica”, mas afirma que desconfianças são pautadas em relatórios de peritos criminais e auditorias independentes. Sobre a reunião com embaixadores realizada em julho de 2022, que lhe rendeu uma condenação à inelegibilidade por questionar a lisura do processo eleitoral, Bolsonaro diz que Dilma Rousseff também se encontrou com diplomatas e que a prerrogativa é do presidente.

14h58 — Moraes diz que inquérito citado por Bolsonaro em live não tem ‘nada a ver com urnas’

Em transmissão realizada em 29 de julho de 2021, presidente sustentou que a Polícia Federal apurava supostas vulnerabilidades nos dispositivos. Segundo o ministro, investigação era sobre invasão hacker ao banco de dados de servidores da Justiça Eleitoral.

Continua após a publicidade

14h50 — ‘Não tenho indícios, foi um desabafo’, diz Bolsonaro sobre acusações de corrupção contra o STF

Na reunião de 7 de julho de 2022, ex-presidente afirmou aos ministros presentes que Alexandre de Moraes, Luís Roberto Barroso e Fachin estariam recebendo “trinta, cinquenta milhões de dólares” para descumprir a lei. Confrontado, Bolsonaro pediu desculpas a Moraes.

14h46 — Antes de iniciar sessão, Bolsonaro exibiu fotos de Michelle aos presentes

Ex-primeira-dama é cotada como presidenciável em pesquisas eleitorais. O capitão está inelegível desde 2023 por condenações da Justiça Eleitoral.

14h43 — ‘Nem eu esperava que ia me eleger presidente’, diz Bolsonaro sobre eleições de 2018

Ex-presidente diz que seu pleito foi “atípico”, cita o atentado a faca sofrido durante campanha eleitoral em Juiz de Fora (MG) e lista ações de seu governo.

14h40 — Bolsonaro cita críticas de Flávio Dino às urnas eletrônicas em 2012

Segundo o ex-presidente, o ministro do STF declarou publicamente que desconfiava da segurança das urnas quando foi derrotado em eleição ao governo do Maranhão.

14h38 — Moraes confronta Bolsonaro sobre reunião ministerial de 7 de julho de 2022

No encontro, o ex-presidente disparou uma sequência de críticas a ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), acusa os acordos internacionais de fiscalização das urnas de serem “perfumaria” e “maquiagem” e demonstra preocupação com o resultado das eleições que ocorreriam em outubro.

Continua após a publicidade

14h34 — Diante de Moraes, Bolsonaro se declara inocente de acusação de golpe de Estado

14h30 — Começa o interrogatório de Jair Bolsonaro na Primeira Turma do STF

14h25 — Bolsonaro exibe exemplar da Constituição aos presentes no STF

Ex-presidente saiu rapidamente da sala e voltou com um exemplar da Carta Magna. Ele não quis comentar a decisão de Moraes que o proibiu de exibir vídeos como novas evidências durante a sessão.

14h22 — Líder da oposição na Câmara é barrado de assistir presencialmente ao interrogatório

“É constrangedor, para mim, ver alunos de faculdade entrarem e eu não”, disse a VEJA o deputado federal Zucco (PL-RS). Ele afirma ter sido autorizado pelo cerimonial do STF, mas não conseguiu acesso presencial à sessão. A informação é do repórter de VEJA Marcelo Ribeiro.

14h18 — Bolsonaro volta ao plenário da Primeira Turma do STF

A VEJA, ex-presidente disse que falou “de tudo no almoço, até de futebol”; ele será interrogado a partir das 14h30. As informações são da editora de VEJA Laryssa Borges. Ainda serão ouvidos, entre hoje e amanhã, os ex-ministros da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira, e da Casa Civil, Walter Braga Netto.

14h — MAQUIAVEL: Moraes nega pedido de Bolsonaro para exibir vídeos durante interrogatório

Ex-presidente pretendia usar declarações do ministro Flávio Dino, do STF, do ex-ministro da Previdência, Carlos Lupi, e do ex-governador do Ceará, Ciro Gomes, com questionamentos à segurança das urnas eletrônicas. “Não é o momento adequado para apresentação de provas novas, ainda não juntadas aos autos e desconhecidas das partes”, escreveu Moraes na negativa.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 9,90/mês*
OFERTA RELÂMPAGO

Revista em Casa + Digital Completo

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada edição sai por menos de R$ 9)
A partir de 35,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Ofertas exclusivas para assinatura Anual.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.