Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Imagem Blog

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Victoria Bechara, Bruno Caniato, Valmar Hupsel Filho, Isabella Alonso Panho e Ramiro Brites. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.

Apagão em SP: mais de 1 milhão seguem no escuro e sem previsão de retorno

Sob pressão do governo federal, Enel afirma que restaurou a energia para 650 mil clientes desde a chuva de sexta-feira

Por Bruno Caniato Atualizado em 12 out 2024, 16h38 - Publicado em 12 out 2024, 16h37

Cerca de 1,45 milhão de pessoas permanecem sem luz em São Paulo e região metropolitana neste sábado, 12, informou a Enel em nota enviada à imprensa. Segundo a concessionária, ainda não há previsão de restabelecimento completo do fornecimento de energia elétrica.

A forte chuva que atingiu a cidade na noite da última sexta-feira, 11, deixou mais de 2,6 milhões de clientes no escuro na capital paulista e cidades do entorno. O temporal, que durou menos de uma hora, gerou rajadas de vento de até 107,6 quilômetros por hora — os mais intensos desde 1995, de acordo com a Defesa Civil do estado — e causou sete mortes no estado em razão da queda de árvores e desabamento de muros.

Os bairros mais afetados na cidade de São Paulo, de acordo com o comunicado da Enel, são Santo Amaro, Jardim São Luís, Socorro, Pinheiros, Americanópolis, Vila Andrade, Jardim Vaz de Lima, Alto de Pinheiros, Jardim Martini e Jardim Mariane — as regiões mais atingidas estão nas zonas Sul e Oeste da capital. Na área metropolitana, os maiores danos ocorreram em Taboão da Serra, Cotia, São Bernardo do Campo, Santo André e Diadema.

Aneel vai intimar Enel e ameaça cassar contrato

Em nota divulgada neste sábado, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), órgão ligado ao Ministério de Minas e Energia (MME) responsável pela regulamentação e fiscalização do setor, informou que irá intimar a Enel para cobrar justificativas para o apagão.

A Aneel afirma que a concessionária deve apresentar planos para “adequar o serviço diante das ocorrências de falha na prestação da distribuição” em São Paulo. De acordo com agência, caso a proposta não seja considerada satisfatória, a empresa será alvo de um processo de cassação da concessão pública.

Continua após a publicidade

O que diz a Enel

À imprensa, a Enel afirma que está em andamento um plano para “melhoria contínua dos serviços” e que estão previstos investimentos estimados em 3,7 bilhões de dólares (cerca de 20 bilhões de reais) até 2026 em “fortalecimento e modernização da rede” e “digitalização do sistema”. A companhia informou que aproximadamente 650 mil clientes tiveram o fornecimento normalizado até as 15h deste sábado.

Leia, a seguir, o posicionamento enviado pela Enel à reportagem:

“A Enel reitera o seu compromisso com a população em todas as áreas em que atua e seguirá investindo para entregar uma energia de qualidade para todos. Em relação à concessão em São Paulo, a distribuidora está comprometida em ir além dos indicadores estabelecidos e segue com um plano estruturado para seguir a trajetória de melhoria contínua dos serviços. O plano em execução inclui investimentos em iniciativas como o fortalecimento e a modernização da rede, a digitalização do sistema e a ampliação da capacidade dos canais de comunicação com os clientes, além da mobilização antecipada de equipes em campo em contingência e o aumento significativo do quadro de eletricistas próprios.

Continua após a publicidade

Para o período 2024-2026, a Enel está investindo cerca de US$3,7 bilhões (aproximadamente R$ 20 bilhões) no país, o que demonstra o compromisso do grupo com o Brasil. Deste total, cerca de 80% serão investidos em distribuição de energia. A companhia seguirá prestando todos os esclarecimentos a autoridades para além dos indicadores, que são acompanhados constantemente pela Aneel.

Em relação às chuvas que atingiram a área de concessão na noite de sexta-feira, acompanhadas de ventos de até mais de 100 km/h, a Enel Distribuição São Paulo informa que, até 15h, restabeleceu a energia para cerca de 650 mil clientes. Ontem à noite, por volta das 20h, 2,1 milhões de clientes estavam sem energia. No momento, técnicos da companhia seguem trabalhando para reconstruir trechos da rede elétrica danificados e restabelecer o serviço para cerca de 1,45 milhão de clientes impactados.”

Publicidade

Imagem do bloco
Continua após publicidade

4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

Continua após publicidade

Vejinhas Conteúdo para assinantes

Continua após publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.