Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Imagem Blog

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Victoria Bechara, Bruno Caniato, Valmar Hupsel Filho, Isabella Alonso Panho e Ramiro Brites. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.

Apenas com a Latam, base aérea de Canoas começa a operar voos comerciais

Previsão é que Gol e Azul comecem a realizar viagens no sábado; aeroporto provisório deve receber até 35 aviões e 6.000 passageiros por semana

Por Bruno Caniato 27 Maio 2024, 12h07

A Base Aérea de Canoas, na região metropolitana de Porto Alegre, começou a operar voos comerciais na manhã desta segunda-feira, 27. O aeródromo funcionará como um terminal de passageiros provisório até que Aeroporto Internacional Salgado Filho, na capital do Rio Grande do Sul, esteja recuperado dos danos causados pelas chuvas — não há previsão para a retomada.

As operações de embarque e desembarque de passageiros ocorrem no ParkShopping Canoas, centro comercial localizado a cerca de 4 quilômetros de distância da base militar. Na última terça-feira, 21, as companhias aéreas foram autorizadas pela Fraport Brasil, concessionária responsável pela administração do aeroporto na capital gaúcha, a vender passagens para voos de cidadãos comuns.

De acordo com a Secretaria de Turismo do estado, até o momento, somente a Latam está oferecendo voos em Canoas e a previsão é que as empresas Gol e Azul comecem a realizar viagens no local no próximo sábado, 1º. A expectativa é que o aeroporto provisório receba até 35 aeronaves por semana, atendendo a cerca de 6.000 passageiros por semana.

Aeroporto internacional inundado

Há mais de três semanas, o Salgado Filho, maior aeroporto do Rio Grande do Sul e um dos quatro internacionais do estado, está inoperante em razão das inundações provocadas pelas chuvas. Na terça-feira, 21, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) suspendeu por tempo indeterminado todos os pousos e decolagens nos terminais da capital gaúcha, que estão fechados desde o dia 3 de maio e não têm data prevista para reabertura.

Na semana passada, o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho (Republicanos), declarou que qualquer cronograma para a reforma do Salgado Filho divulgado no momento seria prematuro. “Só vamos poder ter uma leitura mais clara do aeroporto quando a gente tiver a água baixando definitivamente e pudermos fazer um diagnóstico de todos os danos que foram causados”, afirmou em entrevista à estatal de comunicação EBC.

Diante dos elevados riscos causados pelos temporais, os governos federal e estadual mantêm funcionando uma malha aérea emergencial no Rio Grande do Sul. A partir desta segunda-feira, a estimativa é que 134 voos semanais sejam realizados em todo o estado, segundo o ministro.

Publicidade

Imagem do bloco

4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

Vejinhas Conteúdo para assinantes

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.