Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Imagem Blog

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Victoria Bechara, Bruno Caniato, Valmar Hupsel Filho, Isabella Alonso Panho e Ramiro Brites. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.

Após agressão, Marçal irá à Justiça para tirar Datena do próximo debate

Defesa do candidato do PRTB estuda outras medidas, como pedir a cassação da candidatura do apresentador

Por Ramiro Brites Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO , Victoria Bechara Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 16 set 2024, 16h30 - Publicado em 16 set 2024, 16h00

O advogado e assessor de Pablo Marçal (PRTB), Tassio Renam, iniciou há pouco uma reunião para saber quais medidas jurídicas serão tomadas após o ataque de José Luiz Datena (PSDB) com uma cadeira, no domingo, 15, durante debate entre candidatos à prefeitura de São Paulo, promovido pela TV Cultura. Entre as ações tomadas está o pedido de uma liminar para impedir o tucano de participar do encontro da RedeTV, que ocorre nesta terça-feira, 17.

Um dos argumentos possíveis é o de que Marçal e Datena não podem frequentar os mesmos locais ao mesmo tempo. Renam afirma que um ofício na “esfera administrativa” já foi enviado à RedeTV, mas ainda não obteve resposta.

Além disso, Marçal avançou em denúncias criminais contra Datena. Depois de sair do Hospital Sírio-Libanês, o candidato do PRTB fez um exame de corpo de delito no Instituto Médico-Legal e foi a uma delegacia para chancelar o boletim de ocorrência registrado na madrugada e dar o aval para o início das investigações. A defesa diz que aguarda o trabalho da Polícia Civil. Na saída da instituição de saúde, Marçal classificou o episódio como uma “tentativa de homicídio” e informou que vai entrar com uma ação na Justiça para pedir a cassação do registro da candidatura de Datena.

“Nós vamos pedir a cassação do registro dele, vamos pedir tudo que precisa ser pedido em nome da sociedade”, disse o coach. “E Datena, que ódio é esse, cara? Isso é uma tentativa de homicídio. Se você bate uma cadeira dessa numa pessoa indefesa igual o ‘bananinha, igual o Ricardo Nunes, você tinha mandado esse cara para a UTI. Sua sorte é que eu me defendi”, concluiu.

Especialistas em direito eleitoral ouvidos por VEJA dizem que é muito difícil que o processo avance na Justiça Eleitoral, uma vez que se tornou um caso criminal. Além disso, uma eventual punição à candidatura não deve comprometer a atual campanha, pelo tempo de análise dos tribunais.

Continua após a publicidade

Relembre o caso

Datena foi expulso do debate da TV Cultura no último domingo. Após ser acusado de assédio sexual e, conforme o relato de pessoas presentes ao estúdio, provocado fora dos microfones, o apresentador acertou uma cadeirada no candidato do PRTB. O episódio aconteceu no Teatro B32, de onde Datena saiu com reforço policial. O acesso à sala onde o debate foi gravado foi fechado para a imprensa.

A mesa-redonda continuou com os candidatos Ricardo Nunes (MDB), Guilherme Boulos (PSOL), Tabata Amaral (PSB) e Marina Helena (Novo). Marçal foi encaminhado ao hospital, onde passou a noite. “Traumatismo na região do tórax à direita e punho direito, sem maiores complicações associadas”, disse o médico Luiz Francisco Cardoso, diretor de governança clínica do Sírio-Libanês, em nota enviada à imprensa.

Publicidade

Imagem do bloco

4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

Vejinhas Conteúdo para assinantes

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.